Artigo-

Páginas: 21 (5068 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
MACRO AMBIENTE E AS INFLUÊNCIAS DE SUAS VARIÁVEIS SOBRE A EMPRESA: CERTA ADMINISTRADORA E CORRETORA DE SEGUROS


Seguro pode ser um contrato firmado entre segurado e segurador, o segurador aceita e possui o poder de garantir o risco, só ou em grupo, mediante uma pequena remuneração, se comprometendo a indenizar em casos de ocorrência de fatos danosos à vida, à saúde, aos direitos ou aopatrimônio do segurado, regulados pelas condições gerais constantes e previamente acordados na apólice de seguro.
O conceito de seguro para Rocha (2003, p. 14) é “uma forma de compensar a pessoa física ou jurídica por perdas financeiras causadas por eventos futuros certos ou incertos, isto é, riscos especificados num contrato feito entre o segurado e a seguradora”. Neste sentido pode-se afirmar que umseguro é um tipo de acordo para ressarcimento no caso de perdas por parte do consumidor segurado pela seguradora, que recebe o risco mediante certa remuneração constante no contrato feito entre as partes.
Segundo a FUNENSEG (2007), seguro possui cinco elementos básicos e essenciais: risco, segurado, seguradora, prêmio e indenização. Resumidamente pode-se afirmar que risco é um evento incerto semdata para acontecer que não depende da vontade das partes, mas que esteja sujeito a um sinistro. Segurado é quem contrata uma apólice de seguro, seguradora é uma organização que oferece os produtos e serviços de seguros, mediante modesto valor pecuniário (prêmio), aceitando e garantindo o risco e indenização é o valor recebido em decorrência algum acontecimento que resulte em prejuízo, no caso umsinistro.
A negociação de seguros entre seguradora e o cliente ocorre apenas por meio do corretor de seguros, obrigatoriamente através de uma corretora conforme cita Rocha (2003, p. 24) “a legislação brasileira obriga a intermediação de corretores na venda de seguros. [...] os corretores podem ser pessoas físicas ou jurídicas, e sua remuneração é uma comissão do valor dos prêmios pagos pelossegurados” e conforme Lei No 4.594, de 29 de dezembro de 1964, do Código Civil Brasileiro.
Existem leis especificas que norteiam os direitos e deveres das seguradoras, corretoras e segurados, uma delas consta no Código Civil Brasileiro que em seu artigo 766 cita: “Se o segurado, por si ou por seu representante, fizer declarações inexatas ou omitir circunstâncias que possam influir na aceitação daproposta ou na taxa do prêmio, perderá o direito à garantia, além de ficar obrigado ao prêmio vencido” (Brasil, Lei 10.406/02). Tais Leis são ferramentas utilizadas poder legislativo para coibir fraudes, que se define como crime que busca qualquer tipo de vantagem ou lucro ao segurado, e assim devido ao mutualismo existente, o bom segurado é prejudicado juntamente com a seguradora. Qualquer açãoilícita, de má fé para obter vantagens pessoais ou lucro, prestando ou omitindo informações para lograr alguém, fere a função primordial de ressarcir o prejuízo ao segurado, repondo o bem, e prejudica além das seguradoras os segurados como um todo que partilham da mutualidade do seguro, novamente os bons pagando pelos maus.
O mercado de seguros como vários outros setores sofrem influências externas,forças do macro ambiente que de forma indireta definem como e com qual custo os produtos serão construídos, bem como para que servirão ou qual necessidades atenderão nos mais variados contextos onde estão inseridos. De maneira geral os fatores com relação ao ambiente podem ser classificados em dois grandes grupos, micro e macro ambiental. Onde micro ambiental normalmente esta associado ao segmentoe que a empresa atua, com forças que afetam diretamente o atendimento dela ao cliente, porém queremos abordar o que às vezes passa despercebido, as grandes forças do macro ambiente, variáveis: demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.
O macro ambiente dos segmentos ambientais é o segmento mais complexo, com limites muito amplos, difíceis de delinear,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo
  • Artigo
  • artigo
  • ARTIGO
  • artigo
  • ARTIGO
  • Artigo
  • ARtigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!