artigo

Páginas: 27 (6521 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015


A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA QUESTÃO SOCIAL



Resumo

O presente artigo traz definições da violência, no sentido geral, e sobre sua ocorrência na atualidade, no mundo e no nosso país, especificamente sobre a violência contra a mulher, pontuando algunsaspectos históricos e observando que ela é consequência da sociedade patriarcal. Observa-se que há muito tempo surge á consequência pontuando alguns aspectos históricos e observando que ela é consciência de que esse tipo de violência cometida contra a mulher não é problema privado, que não deve ser resolvido entre “quatro paredes”, mas que é um problema social e que deve preocupar toda a sociedade.Nas definições de violência doméstica, observa-se que ela é considerada como violência de e aborda-se que a violência doméstica contra a mulher afronta diretamente os seus direitos humanos.
Palavra-chave: violência, doméstica, mulher, direitos.

Justificativa

O presente artigo tem por finalidade apresentar uma breve abordagem sobre a violência, no seu aspecto de demonstração de poder, em váriosmeios sociais, para, posteriormente, conceituar e contextualizar a violência contra a mulher e suas principais causas e consequências. Discorre que a violência é considerada como uma violência de gênero, uma consequência da sociedade patriarcal e uma afronta direta aos direitos humanos da mulher agredida. Além disso, Identificar os significados atribuídos à violência e à mulher vitima de violência.Vivemos em um mundo onde as mulheres mesmo com as leis que ás ampara sofrem diariamente coma a violência física, mental, psicológica e social. Por esses motivos que busco nesse artigo uma discussão sobre a violência contra a mulher.

A violência contra a mulher é um fenômeno complexo que pode estar presente
Em todos os âmbitos da vida, ao longo de seu ciclo vital, pode se manifestar.
Sobediferentes formas e inúmeras circunstancias.
MELLO, Adriana Ramos de. 2007, p.3.

O fenômeno se expressa, principalmente através da violência sexual, física e psicológica, no entanto não se inscreve somente no corpo, pois nem sempre deixam marcas visíveis, repercutindo na vida social da mulher.
Nesse sentido, o presente artigoprocurou demostrar à importância do reconhecimento da violência contra a mulher, sendo como agressão doméstica ou do lar e de gênero.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo foi à pesquisa bibliografica, onde foram examinados os livros, périodicos, artigos e revistas que forneceram subídios para esclarecer, conceituar, identificar e expressar assuntos da violência.

1-IntroduçãoNo Brasil testemunhamos e convivemos com várias formas de violência, como a violência urbana, a violência que é praticada pela discriminação contra as minorias, como negros, índios, mulheres, crianças e idosos, e a violência social que decorre dos altos índices de desigualdade social da pobreza.
A violência é considerada como prática da essência humana, ou seja, do estado de natureza. Assim, asociedade pode ser compreendida como uma construção que é.
A violência é considerada como própria da essência humana, ou seja, do estado de natureza. Assim, a sociedade pode ser compreendida como uma construção que é destinada a enfrentar e conter o avanço da violência. Os homens são governados por um desejo que gera conflitos e rivalidades e que apresenta a seguinte fórmula: algo é desejável paraalguém da mesma forma que também é desejado pelos outros, e dessa relação nasce o conflito.
A casa ano que passa, a violência reduz milhares de pessoas em todo o mundo e com isso, prejudica a vida de muitas mulheres. Ela não tem noções de fronteiras geográficas, raça, idade ou renda, atingindo assim, crianças, jovens, mulheres e idosos.
A etimologia da palavra violência, porém, mais do que uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo
  • Artigo
  • artigo
  • ARTIGO
  • artigo
  • ARTIGO
  • Artigo
  • ARtigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!