Artigo

Páginas: 3 (520 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Atividade de LPT

Pesquisa de artigo

“Matemática Lúdica No Ensino Fundamental e Médio”
Giuliano Vargas
Aluno 3° Período – Matemática
Universidade Tuíuti do Paraná


O autor apresentacomo hipótese, que é possível aprender matemática com atividades lúdicas.
Justificando a introdução das atividades no ensino fundamental e médio, como uma forma de tirar da cabeça dos alunos quematemática é algo de difícil compreensão.
A matemática é uma disciplina que requer atenção concentrada e disciplina dos alunos para ser desenvolvida, o que faz com que os mesmos apresentam dificuldade nomomento de entender e fazer os exercícios. Desta forma, o universitário apresenta sua fundamentação dizendo que as atividades lúdicas poderiam gerar descontração no momento de aprendizagem do alunos,evitando que o mesmos decorem as fórmulas matemáticas e esqueçam de tudo depois. O autor cita alguns exemplos, como: “centralizar um quadro na parede, medir a área do seu quintal para distribuirhortaliças(...)”, dentre outras atividades. Relata que as principais dificuldades dos alunos, são decorrentes das metodologias usadas em sala.
Para validar sua hipótese, Giuliano Vargas, aponta que asatividades devem ser vividas pelos educadores, fazendo com que o próprio educador faça “crescer” no aluno, o prazer, autonomia, imaginação, criatividade, permitindo que ele construa por meio daalegria e do prazer. Alega que o uso de jogo e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina de classe e despertando ointeresse do aluno. A aplicação desta prática de aprendizagem será útil aos alunos, se tornará interessante, não porque ele precise ir bem na matéria, mas sim porque ele goste. Após ser analisado aspossibilidades de jogo no ensino da Matemática, perceberam vários momentos em que os alunos, no seu dia-a-dia, fora da sala de aula, exercem atividades com jogos(sejam culturais e/ou espontâneos)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo
  • Artigo
  • artigo
  • ARTIGO
  • artigo
  • ARTIGO
  • Artigo
  • ARtigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!