Artigo

Páginas: 2 (306 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
COSTA, Marcos Antônio F. da; COSTA, Maria de Fátima B. da. Biossegurança: ele estratégico de SST. Revista CIPA, Rio de Janeiro, n 253, jan 2002.


O presente artigo enfatiza a biossegurançacomo um todo, bordando a origem do conceito, a base legal, onde pode ser empregada, a imagem pública e a profissionalização da biossegurança, no qual a profissionalização foi o ponto que maisatraiu a atenção da equipe. De acordo com o texto, a biossegurança pode ser entendida como uma ocupação que está relacionada a qualquer atividade onde o risco a saúde humana esteja presente. Sendoque qualquer profissional pode exercer atividade de biossegurança, bastando está em concordância com a lei. A biossegurança é entendida como ocupação, pois este termo é definido como o agrupamentode tarefas, operações e outras manifestações que constituem as obrigações atribuídas a um trabalhador e que resultam na produção de bens e serviços. E para que esta ocupação se torne profissão énecessário dedicação integral dos profissionais, criação de escolas de treinamento padronizadas, surgimentos de associações, regulamentação profissional e adoção de um código de ética.
Sabe-seque as inovações tecnológicas, as novas formas de organizar e gerenciar o processo produtivo e a inserção cada vez maior dos trabalhadores nos processos de decisão fazem com que cursos debiossegurança sejam promovidos por algumas instituições. Estes cursos são destinados a qualquer profissional, tanto de nível médio como superior, e esta questão colaca a biossegurança em um caminhoindefinido em relação a sua profissionalização, pois não impõe regras nem requisitos para ser um profissional na área. Contudo, acredita-se que a profissionalização da biossegurança deverá ocorrer omais breve possível, pois a demanda do mercado é grande, principalmente na área da saúde, e há uma exigência legal para a concretização da profissão, visto que é uma área que está em constante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo
  • Artigo
  • artigo
  • ARTIGO
  • artigo
  • ARTIGO
  • Artigo
  • ARtigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!