artigo

Páginas: 11 (2730 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Katia de Oliveira Lima1
Camila Lima Ferreira
Eduarda Pollyana Silva de Matos
Núbia Branicio
Valéria Thais Paula Macedo2


RESUMO
O presente artigo pretende mostrar a importância da leitura nasdisciplinas de língua portuguesa, matemática e história nos anos iniciais do ensino fundamental I, e de como a mesma vem sendo trabalhada nos respectivos anos escolares. Salientando como a leitura está presente de forma indissociável da educação, visto que, não há educação formal de qualidade sem leitura e mostrar a importância de metodologias adequadas para melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados,ideias essas baseadas em fatos observados na experiência do estagio supervisionado no 2º semestre de 2011.
Palavra chave: leitura, metodologia, educação

INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é aborda a importância da leitura nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e história nos anos iniciais do ensino fundamental.
Iremos relatar um breve histórico da leitura no Brasil, mostrareitambém a relevância da metodologia para aquisição da leitura na educação, visto que, observando uma sala de aula no campo de estagio constatei que as metodologias usadas pelo professor não contribuíram para que a leitura viesse a ter êxito no processo ensino-aprendizagem, pois muitas vezes este profissional utilizava-se apenas de livros didáticos para ministrar todas as aulas, o que não instigavaos educandos a aprofundassem nas disciplinas e me levou a fazer uma breve pesquisa para verificar com que freqüência acontece essa práxis educativa, e assim analisar quais as conseqüências da mesma na vida dos educandos.
Sendo a leitura indissociável de todas as disciplinas é impossível trabalhar qualquer disciplina sem utilizá-la e, portanto, a mesma deve receber uma atenção especial em todosos conteúdos ministrados.

1. HISTÓRIA DA LEITURA
No inicio da Colonização brasileira, a educação formal e o acesso a leitura e a escrita, tinham como finalidade catequizar os nativos da nova colônia, até o século XVII essa postura permanecia, a leitura e escrita ainda eram voltadas para religião não fazendo parte do currículo da educação formal disciplinas voltadas para as ciências físicas ounaturais, menos ainda leitura de artes. Neste século o acesso as mesmas eram de caráter restrito, visto que, o acesso a elas era apenas para alguns, somente os intelectuais tinham interesse em buscá-las, com o passar do tempo passou a ser vista como possibilidade de ascensão social, sendo assim a classe burguesa passou e interessar-se por elas e tendo um maior poder aquisitivo com tinham fácilacesso aos livros e a outros documentos históricos o que favorecessem a leitura e a escrita. ( citação longa)
[...] A educação interessava apenas a poucos elementos da classe dirigente e, ainda assim como ornamento e erudição. Era literária abstrata -alem de dogmática-, afastada dos interesses materiais.[...]Com o tempo, a educação atendia um segmento novo, o da pequena burguesia urbana que aspiravaa ascensão social. (ARANHA, p. 174).

Depois da constituição de 1988 na qual foi promulgada o artigo 205 que diz: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será provida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. A educação a passou a ser um direitoque deve ser cobrado e suprido pelo poder público,no caso da educação formal. Porém apesar do que está posto no artigo citado acima, o que se observa é que o acesso a uma educação de qualidade é apenas mérito de poucos, visto que, por diversos motivos inclusive falta de políticas publicas ela não supre as demais deficiências do processo educacional principalmente quando se fala de leitura, na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo
  • Artigo
  • artigo
  • ARTIGO
  • artigo
  • ARTIGO
  • Artigo
  • ARtigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!