ARTIGO O LÚDICO NA ED. INFANTIL

Páginas: 8 (1925 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BRINCADEIRAS, UMA FORMA DE APRENDER.
Silvana Pupo da Silva1

Célia Aparecida Santos2




Resumo

As brincadeiras estão presentes no universo da criança, desde os primórdios da humanidade. O presente artigo trata da referência do lúdico infantil como mecanismo de aprendizagem, reforçando o desenvolvimento de atividades lúdicas nagestão da sala de aula, momentos indispensáveis para o aperfeiçoamento do conhecimento, percepção, imaginação, fantasia e sentimento. Através de atividades lúdicas, a criança estabelece um vínculo comunicativo consigo mesmo e com o mundo, interage com os colegas, promove relações sociais, constrói o conhecimento, desenvolve a capacidade de interação pessoal.




Palavras-chave: Lúdico,aprendizagem, conhecimento.
































1- RA: 2140764 Curso de Pedagogia EAD Universidade de Santo Amaro, Módulo XII Polo de Registro
2- RA: 2140748 Curso de Pedagogia EAD Universidade de Santo Amaro, Módulo XII Polo de Registro
INTRODUÇÃO

Na história da humanidade, em suas fases na vida, está sempre descobrindo e aprendendo coisas novas peloacesso com seus semelhantes e a interação com o meio em que vive. Nascemos preparados para o aprender, descobertas e a apropriação de novos conhecimentos, desde a simplicidade dos atos até os mais elevados níveis de complexidade, e é isto que garante a vivência, sobrevivência e integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo.
Ao ato de busca, troca, interação e de apropriaçãoque nomeamos o termo educação. Esses requisitos estabelecem uma ação conjunta entre as pessoas que cooperam, comunicando e repassando novo saberes.
A infância é um marco integrador de idade das brincadeiras. Acreditamos que por meio deste recurso a criança venha a satisfazer em grande parte, suas necessidades, interesses e desejos, marcando um privilégio de inserção na realidade, pois expressa amaneira integral de reflexão da criança, ordenação, desorganização, destruição e reconstrução desse mundo. O lúdico caracteriza uma das maneiras mais eficazes de envolver o alunado nas atividades, a brincadeira é algo atrativo para a criança; é sua forma de desenvolvimento do trabalho, reflexão e descobrimento do mundo que a cerca.
O lúdico na educação infantil tem por objetivo oferecer ao educadora compreensão dos significados e da relevância das atividades lúdicas nas etapas de aprendizagem na educação infantil, atividades lúdico-criativas devem integrar aos projetos educativos reiterando a importância e significados desse ato; esse processo definido com consciência clara de suas ações demonstra o desenvolvimento e a aprendizagem infantil.
É muito importante aprender com alegria, comvontade. Comenta Sneyders (1996, p. 36) que “Educar é ir em direção à alegria.” As técnicas lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria e entretenimento, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica está distante da concepção ingênua de passatempo, brincadeira vulgar, diversão superficial.
“Na verdade, a atividade lúdica é uma forma de o individuo relacionar-se com a coletividadee consigo mesmo.” (Amarilha, 1997:88).
Portanto, é de extrema relevância a utilização das brincadeiras e jogos no processo de desenvolvimento pedagógico, pois a diversidade de conteúdos pode ser repassada (ensinamento) por interferência de atividades lúdicas.

“As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação reale moralidade.” (Vygotsky, 1998)

O lúdico permite a potencialização de aprendizagem, um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real. Atividades lúdicas contribuem para melhoria do ensino, formação crítica do educando, redefinição de valores e para melhoria do relacionamento das pessoas na sociedade.
Para o sucesso da educação lúdica na educação infantil é necessário à reflexão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ludico na ed infantil
  • Artigo ludico
  • Artigo Lúdico
  • Ed. Física na Ed. Infantil
  • ed. infantil
  • Ed infantil
  • ED INFANTIL
  • Ed. infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!