artigo o autismo

Páginas: 11 (2704 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
O Autismo e a inclusão na Rede Pública de Ensino.

RESUMO: Este artigo se propõe a discutir as dificuldades no processo de aprendizagem escolar do aluno autista e algumas sugestões para que o professor melhor possa trabalhar com esta criança especial. Partiu-se do pressuposto de que o educador pouco conhece sobre o autismo e o impacto causado por esta anomalia no processo de aprendizagem.Proporcionar às crianças com autismo oportunidades de conviver com outras da mesma faixa etária possibilita o estímulo às suas capacidades interativas, impedindo o isolamento contínuo. Além disso, as habilidades sociais são passíveis de serem adquiridas pelas trocas que acontecem no processo de aprendizagem social.
Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a propostapedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, entre outros. A educação especial direciona suas ações para o atendimento às especificidades desses alunos no processo educacional e, no âmbito de uma atuação mais ampla na escola, orienta a organização de redes de apoio, a formaçãocontinuada, a identificação de recursos, serviços e o desenvolvimento de práticas colaborativas.

INTRODUÇÃO
Diante de tal situação surge a necessidade do preparo do educador ao receber futuramente esta criança com necessidades especiais, de modo que possa adaptá-la ao contexto escolar, promovendo sua melhor aprendizagem e encaminhando-a a um psicopedagogo. Esse dará continuidade ao diagnóstico destacriança, o que envolverá todos os profissionais necessários e a família do aluno, para que este possa viver em sociedade como uma pessoa normal e sendo compreendido em suas diferenças. 
Pela necessidade de mostrar ao educador algumas formas de identificar o autismo através das características apresentadas por tal transtorno mental e que é possível trabalhar com esta criança de maneira eficazpara a promoção do seu desenvolvimento mental.

1-CAUSAS

Não se sabe exatamente quais são as causas do autismo, mas fatores que podem ser podem ser predeterminantes da anomalia. Santos (2008) destacam alguns deles: rubéola materna, fenilcetonúria não tratada, encefalite, meningite, tuberosclerose, exposição química, desbalanceamento químico durante o desenvolvimento da criança epredisposição genética.

Porem já foi estudado grupo de gestantes de risco no qual nasceu crianças sadias e grupo de gestantes saudáveis onde ocorreu nascimento de crianças autistas. No entanto, permanece sem explicação para as causas do autismo.
Atualmente o autismo é considerado um Distúrbio do desenvolvimento e faz parte de um grupo de condições denominadas, no seu conjunto, deDistúrbios Abrangentes do Desenvolvimento ou transtornos globais do desenvolvimento (ASSUMPÇÃO, 2000).
Quando as crianças autistas crescem, desenvolvem suas habilidades sociais em extensão variada. Algumas crianças permanecem indiferentes, não compreendem o que se passa na vida social. Muitos se comportam como se as outras pessoas não existissem, não conseguem manter o contato físico e ocular,mantendo um olhar através de você, não reagem a alguém quando lhes chamam pelo nome.
Freqüentemente, facialmente, não conseguem demonstrar suas emoções, exceto se estiverem muito agitados. Permanecem estranhamente distantes e desinteressados no que ocorre ao seu redor. Pessoas com esse distúrbio possuem dificuldades qualitativas na comunicação, interação social, e a imaginação e consequentementeproblemas comportamentais.
2. Diagnóstico
O diagnóstico do autismo é clínico e feito através de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis. Os sintomas costumam estar presentes antes dos 3 anos de idade, sendo possível se fazer o diagnóstico por volta dos 18 meses de idade. Ainda não há marcadores biológicos e exames específicos para autismo, mas alguns...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo Autismo
  • artigo autismo
  • Artigo Autismo Inclusao
  • Artigo sobre Autismo
  • ARTIGO Slide AUTISMO
  • Artigo sobre Autismo
  • Artigo sobre autismo
  • artigo autismo 2013

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!