Artigo - compactaçã​o de documentos digitaliza​dos utilizando o padrão h.264

2174 palavras 9 páginas
Compressão de documentos digitalizados utilizando o padrão H.264/AVC

Gilberto Wilson Barbosa da Silva1, Alexandre Zaghetto2

1Instituto de Informática – Faculdade Jesus Maria José (FAJESU)
Taguatinga – DF – Brazil

2Departmento de Sistemas e Computação
Faculdade Jesus Maria José (FAJESU) – Taguatinga – DF – Brazil

gilberto.w.silva@gmail.com, zaghetto@gmail.com

Abstract. This article suggests the application of video compression standard H.264/AVC in compression of scanned documents, obtaining rates than any standard compression of images available today, surpassing even the JPEG2000.

Resumo. Este artigo sugere a aplicação do padrão de compressão de vídeo H.264/AVC na compressão de documentos digitalizados, obtendo taxas superiores a qualquer padrão de compressão de imagens existente atualmente, superando inclusive o JPEG2000.

1. Introdução

Existem incontáveis bibliotecas espalhadas pelo mundo que guardam em seu acervo, obras históricas e de grande importância para a humanidade. Infelizmente muitas destas obras têm se perdido com a ação do tempo, que provoca danos irreparáveis ao papel e à tinta, seja pela ação de fungos e bactérias, seja por conta da ação da umidade.

Uma solução seria o armazenamento deste acervo em mídia digital, porém, o custo com esse armazenamento seria muito elevado. Outro problema seria uma forma de viabilizar a consulta, pois documentos digitalizados tendem a arquivos de grandes volumes.

A solução para os dois problemas é a compressão. Com ela, poderemos ocupar menos espaço em mídia e também faciltar a consulta ao conteúdo de forma mais rápida e a custos inferiores.

Com o surgimento do padrão de compressão de vídeo H.264/AVC, as possibilidades são muito promissoras. As taxas de compressão são bem superiores aos demais padrões de compressão existentes.

2. Codificação de Vídeo

O sinal de vídeo é formado por uma sequência de quadros amostrados temporalmente, gerando a ilusão de

Relacionados