Artigo A imprtância das Brincadeiras e dos Jogos pata a Educação Infantil

Páginas: 20 (4795 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2013
A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS E DOS JOGOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria Ana Ferreira
RESUMO
O presente trabalho busca discutir a importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança, destacando sua contribuição para os aspectos motores, sócio afetivos e cognitivos. A princípio, apresenta-se um breve histórico da educação infantil, destacando a concepção de infância. No segundomomento, analisa-se o desenvolvimento infantil segundo as teorias socio-construtivistas de Piaget, Wallon e Vygotsky, buscando privilegiar a constituição do conhecimento da criança nos seus três primeiros anos de vida. Por fim, discutir-se-á a brincadeira e sua relevância para o desenvolvimento infantil, conceituando o brincar e descrevendo a brincadeira nas séries iniciais. A atividade lúdica, comomuitos acentuam, proporciona à criança prazer no ato de aprender, visando à formação de sua autonomia e do seu desenvolvimento. Por meio dela, exercita suas habilidades de forma descontraída, desenvolvendo a motricidade, o raciocínio e a criatividade.
Palavras-chave: Brincadeiras. Cognitivo. Lúdica.


1 INTRODUÇÃO
A presente pesquisa objetiva reconhecer as brincadeiras como uma forma ideal deaprendizado escolar. Optamos, dentro da dimensão da ludicidade, abordar a brincadeira e suas implicações no desenvolvimento da criança, bem como suas significativas intervenções na aprendizagem, pois entendemos como destaca Vygotsky (1998, p. 130), a criação de uma situação imaginária não é algo fortuito na vida da criança; pelo contrário, é a primeira manifestação da emancipação da criança emrelação às restrições situacionais. O primeiro paradoxo contido no brinquedo é que a criança opera com um significado alienado numa situação real. O segundo é que, no brinquedo, a criança segue o caminho do menor esforço – ela faz o que mais gosta de fazer, porque o brinquedo está unido ao prazer – e ao mesmo tempo, aprende a seguir os caminhos mais difíceis, subordinando-se a regras e, por conseguinterenunciando ao que ela quer, uma vez que a sujeição a regras e a renúncia a ação impulsiva constitui o caminho para o prazer do brinquedo.
Entendemos que é por intermédio das brincadeiras que a criança explora o meio em que vive e aprende mais sobre os objetos da cultura humana; também é neste tipo de atividade que a criança internaliza regras e papéis sociais e passa a ser apta a viver emsociedade. (PINHO, 2007).
A pesquisa que aqui apresentamos, caracteriza-se como estudo bibliográfico com base em autores que discutem o assunto Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela pesquisa bibliográfica em livros, artigos e sites da internet pertinentes à temática abordada.
A construção do artigo científico pautou-se na pesquisa bibliográfica, que de acordo com Cervo e Bervian (2002,p. 50), busca explicar um problema com base em referenciais teóricos já publicados. Pode ser utilizada independentemente ou como parte de uma pesquisa descritiva ou experimental. Tem por finalidade conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado acerca de determinado assunto ou problema.


2 REVISÃO DE LITERATURA

O capítulo abordará o desenvolvimento da criança,vislumbrando seus aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social, tomando como base alguns teóricos que realizaram estudos acerca da criança e suas especificidades.
Inicialmente procuramos destacar o desenvolvimento da criança com base nas perspectivas dos teóricos ambientalistas pertencentes ao behaviorismo, os inatistas, os psicanalistas e por fim dando ênfase aos teóricosconstrutivistas e sociointeracionistas.
Destacaremos os estudos dos teóricos construtivistas Wallon, Piaget e Vygotsky, buscando privilegiar suas contribuições acerca da criança e de como acontece seu desenvolvimento.
Como tema inserto na Psicologia do Desenvolvimento, existem teóricos que defendem perspectivas diversas no tocante ao desenvolvimento da criança.
Os ambientalistas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a imprtancia dos jogos na educação infantil
  • jogos e brincadeiras na educação infantil
  • O jogo e a brincadeira na educação infantil
  • Jogos e brincadeiras na educaçao infantil
  • Jogos e brincadeiras na educacao infantil
  • Brincadeiras e jogos na educação infantil
  • Brincadeiras e jogos na educação infantil
  • jogos e brincadeiras na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!