ARTIGO A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

5882 palavras 24 páginas
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIËNCIAS – FTC
CURSO DE PSICOLOGIA

A criança com deficiência e as interações sociais numa brinquedoteca terapêutica.

Germana Soares Ferraz1 Guilherme Chirinea2

RESUMO
A inclusão de pessoas com deficiência ou alguma necessidade especial hoje é uma necessidade da sociedade que já não utilizam as brincadeiras como a tempos atrás. O presente trabalho tem por objetivo principal descrever as interações sociais entre grupos de crianças com necessidades especiais e crianças sem necessidades especiais num contexto de brinquedoteca terapêutica, e como esta pode influenciar essas relações. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa tendo como base a observação. Os Resultados apontam que a crianças brincam e interagem entre si desde que não aconteça nenhuma brincadeira com regras estabelecidas e que tenha objetivo a ser alcançado. Durante o estudo a brinquedista interferiu pouco e observou-se que a brincadeira é uma forma importante de melhorar as relações sociais das crianças com ou sem deficiências.

Palavras-chave: Brincar, Interação, Criança.

ABSTRACT

Key-words

INTRODUÇÃO

Na sociedade de mudanças aceleradas em que se vive hoje as crianças são sempre levadas a adquirir competências novas, pois é o individuo a unidade básicas de mudança. A utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico faz despertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que lhe surgirem.
No decorrer da história da humanidade, tempos diferentes, brinquedos diferentes. No primeiro tempo, os brinquedos confeccionados pelas crianças - o tempo das bonecas de pano, dos carrinhos de madeira, dos cavalos de pau, das brincadeiras de picula, das cantigas de roda etc. Tempo em que se preservava o sonho e os limites se definiam no aprendizado de uma relação que é essencialmente lúdica-a relação de uma criança com a outra (FRIEDMAN, 1992).
Hoje novos tempos, a marca da

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • OIDA Yoshi O Ator Invisivel
    58826 palavras | 236 páginas