Artigo: a importância da agricultura familiar para economia do brasil e rs

Páginas: 16 (3812 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
A Importância da Agricultura Familiar para o Brasil e


Rio Grande do Sul

Simoni Fraga

Vanessa de Aguiar

Acadêmicas do Curso de Administração

FACOS- Osório




Resumo

No setor do agronegócio brasileiro o perfil da unidade produtiva que predomina é a pequena propriedade de base familiar. Estas por sua vez possuem características próprias de organização interna dedistribuição do trabalho, assim como de inserção no mercado e no ambiente de forma geral. No entanto, hoje a agricultura familiar vem mostrando sua importância para a economia do país, e principalmente no estado do Rio Grande do Sul, seja pela sua capacidade de abastecimento alimentar da população, seja pela sua significativa participação no PIB do estado.

Palavras-Chave: agriculturafamiliar; economia brasileira; economia do Rio Grande do Sul.


Introdução

Nos dias de hoje, a agricultura familiar cada vez mais se destaca como um dos setores da economia que mais cresce na produção de alimentos, geração riquezas e em distribuição de renda mais eqüitativa, constituindo a base para um desenvolvimento rural e sustentável
O principal objetivo deste trabalhoé contribuir para a discussão sobre a relevância que as pequenas propriedades rurais de base familiar exercem sobre a economia do Estado do Rio Grande do Sul e de que forma esses resultados influenciam na economia do país. O expressivo crescimento do PIB do estado, acima do nacional está relacionado ao desempenho positivo do agronegócio, e será evidenciando a partir da pesquisa a seguir a grandecontribuição das propriedades familiares para o desenvolvimento da economia do estado, que é bastante superior a da esfera nacional.
Para maior entendimento, no primeiro capítulo será apresentado os conceitos do tema abordado.
O segundo capítulo trará um pouco da evolução histórica da agricultura familiar no estado.
No terceiro capítulo será abordado o setor daeconomia brasileira, e do estado do RS, as contribuições do setor do agronegócio e a grande participação da agricultura familiar como agente de desenvolvimento e sustentabilidade para todo o país.
O quarto capítulo irá mostrar uma tendência para os pequenos agricultores, que necessitam cada vez mais unir-se para assegurar maior ganho econômico: o cooperativismo.
No quinto eúltimo capítulo será explanado os desafios que as pequenas propriedades rurais ainda precisam enfrentar como, carência de recursos e o baixo nível de capitalização dos produtores familiares.

Agricultura Familiar


1.1 Conceito

Os agricultores familiares são muitas vezes denominados de colonos, pequenos agricultores, camponeses, pequenos produtores rurais entre outrasdefinições, seja de origem sociológica, da área econômica, de órgãos governamentais ou de organismos internacionais.

Segundo Batalha (2001), a pequena propriedade utiliza-se de equipamentos agrícolas rudimentares, a estrutura organizacional é familiar e as decisões são estritamente empíricas, sujeitas a alto grau de incerteza, não existe flexibilidade na escolha do tipo deprodução, que é definida com base no histórico familiar e regional, a produtividade é inferior a média, decorrente da baixa ou má utilização da tecnologia disponível por falta de capital ou desconhecimento. Como efeito, os resultados são geralmente incertos, pois são dependentes da política agrícola, das condições climáticas e da dependência do poder de barganha de diferentes agentes do processo decomercialização, que os distancia das demandas atuais e perspectivas do agronegócio.

Por agricultura familiar, entende-se como sendo o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar, e está em contraposição à agricultura patronal - que seria aquela que produz em larga escala, com a contratação de empregados, quer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo sobre Agricultura Familiar
  • economia e agricultura familiar
  • agricultura familiar no brasil
  • ECONOMIA SOLIDÁRIA E AGRICULTURA FAMILIAR
  • BIOCOMBUSTIVEIS E AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
  • agricultura familiar no brasil
  • A importância da agricultura familiar na produção de alimentos
  • A importancia da acessoria técnica na agricultura familiar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!