ARTIGO A IMPLEMENTAÇÃO DO SPED CONTÁBIL NA ROTINA DO CONTABILISTA

Páginas: 19 (4507 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
Cleber Correa






A Implementação do SPED contábil na rotina da contabilista.







RESUMO
O ponto de pesquisa principal a ser apresentado, dentro do universo da tecnologia será o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), um projeto desenvolvido pela Secretaria da Receita Federal (RFB), que tem como finalidade permitir o envio das informações geradas pela escrituraçãofiscal das empresas à RFB de forma virtual, agilizando, desta forma, todos os demais processos de armazenamento de dados contábeis, bem como de auditoria destes contribuintes.



Palavras-chave: SPED, RFB, ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL, PAC.

INTRODUÇÃO
Com o crescimento das entidades, a partir do meado da década de 70, multiplicam-se os setores e os serviços realizados por esses setores, asoperações tornam-se mais complexas e as decisões distanciaram-se do centro de comando, os acionistas e investidores buscam prioritariamente a continuidade operacional com lucros crescentes. Com o objetivo de atender as expectativas, anseios e desejos dos interessados, surgem os sistemas informatizados.

Considerando que a contabilidade é a melhor ferramenta de apoio à gestão das empresas, e também oberço para atuação do governo na fiscalização do sistema de arrecadação e da economia, e que muitas pequenas e médias empresas, estão hoje, na informalidade, pois se julgam incapazes de arcar com os custos de um acompanhamento contábil; esta pesquisa tem o objetivo de demonstrar a praticidade oferecida pela eficácia do uso da tecnologia na profissão contábil.


1. A CONTABILIDADE NO PERÍODO ANTIGO:A contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.
Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodosalternativos.
O inventário exercia um importante papel, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra "Conta" designa o agrupamento de itens da mesma espécie. 
As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos egravações.
Os primeiros controles eram estabelecidos pelos templos, o que perdurou por vários séculos.
Os suméricos e babilônicos, assim como os assírios, faziam os seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tábuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centímetros, tendo faces ligeiramente convexas.
Os registros combinavam o figurativo com o numérico.Gravava-se a cara do animal cuja existência se queria controlar e o numero correspondente às cabeças existentes.
Embora rudimentar, o registro, em sua forma, assemelhava-se ao que hoje se processa. O nome da conta, "Matrizes", por exemplo, substituiu a figura gravada, enquanto o aspecto numérico se tornou mais qualificado, com o acréscimo do valor monetário ao quantitativo. Esta evolução permitiuque, paralelamente à "Aplicação",   se pudesse demonstrar, também, a sua "Origem".
Na cidade de Ur, na Caldéia, onde viveu Abraão, personagem bíblico citado no livro Gênesis, encontram-se, em escavações, importantes documentos contábeis: tabela de escrita cuneiforme, onde estão registradas contas referentes á mão-de-obra e materiais, ou seja, Custos Diretos. Isto significa que, há 5.000 anosantes de Cristo, o homem já considerava fundamental apurar os seus custos.
O Sistema Contábil é dinâmico e evoluiu com a duplicação de documentos e "Selos de Sigilo". Os registros se tornaram diários e, posteriormente, foram sintetizados em papiros ou tábuas, no final de determinados períodos. Sofreram nova sintetização, agrupando-se vários períodos, o que lembra o diário, o balancete mensal e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • artigo sobre sped contabil
  • Sped contábil
  • Sped contabil
  • Sped contábil
  • sped contabil
  • Sped Contábil
  • Sped contabil
  • Sped contábil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!