ARTIGO A Doc Ncia No Ensino Supeor Uma Reflex O Sobre A Rela O Pedag Gica

2982 palavras 12 páginas
A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO PEDAGÓGICA.
(Marilúcia Correia Vasconcelos1, Delza Cristina Guedes Amorim2)
1. INTRODUÇÃO
A profissão de professor nunca foi fácil e no presente contexto de desvalorização da docência não é diferente. Sempre é exigido do professor o desafio de mudar o comportamento de todo tipo de aluno e que desempenhe as competências técnicas com todo esmero.
Dentro do exercício da docência é exigido do professor algumas qualificações e, especificamente no ensino superior, observamos a valorização das qualificações acadêmicas, pesquisas e titulações, em detrimento das qualificações pedagógicas e interpessoais.
Este artigo aborda primeiramente a problemática profissional do professor no ensino superior, quanto à afirmação de sua identidade e as condições do exercício profissional resultantes de uma ausência de uma formação inicial e continuada que sele a capacidade autodidata do professor, constatada como insuficiente frente ao novo modelo de sociedade e seus paradigmas emergentes. Considerando as interfaces subjacentes a essa discussão, retoma-se a importância da universidade em investir na formação continuada calcada no ensino, pesquisa e extensão, conforme as metas e objetivos do projeto pedagógico. E também levanta a discussão em torno da importância das relações interpessoais entre professores e alunos no processo ensino-aprendizagem, ressaltando o contexto afetivo e emocional na interação em sala de aula.
Diante dos desafios contemporâneos da profissão de professor, convém uma prática reflexiva tanto da dimensão pessoal quanto da dimensão social, pois nas profissões que lidam diretamente com pessoas é preciso aceitar que haverá fracassos, mas que o professor, como ator social insubstituível da relação pedagógica, conta acima de tudo consigo mesmo e, assim sendo, precisa constantemente se auto-avaliar.
2. A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
No contexto de ampla discussão acerca da formação do

Relacionados