ARTIGO: A CRISE NA ZONA DO EUROCOM FOCO NOS PIIGS E AS SITUAÇÕES FINANCEIRAS E ECONÔMICAS DE CADA PAÍS.

6150 palavras 25 páginas
ARTIGO: A CRISE NA ZONA DO EUROCOM FOCO NOS PIIGS E AS SITUAÇÕES FINANCEIRAS E ECONÔMICAS DE CADA PAÍS.

Autores:
Aline Feitosa
Antonia Oliveira (Geralda)
Carlos Noronha
Rita Alencar
Roberto Caracas
Rosa Rodrigues
Vanessa Carvalho
Prof. Especialista: Marcos Aurélio

RESUMO
O objetivo do presente artigo é entender o que se passa nos países da Europa, os chamados PIIGS. A crise financeira na zona do euro é noticia no mundo. A crise da dívida que afeta a Europa tem reflexos não só no continente, mas em várias outras partes do mundo, inclusive no Brasil, em um cenário internacional onde as relações econômicas e financeiras estão cada vez mais interligadas. Mostraremos nesse artigo, a situação financeira dos países envolvidos na crise, abordaremos os últimos acontecimentos que envolvem o tema estudado, como também o impacto que essa crise causa ao Brasil.
Palavras-chave: Zona do Euro, PIIGS, Atualidades.
1. INTRODUÇÃO
A crise financeira mundial que atingiu o auge em setembro de 2008, agravou os problemas financeiros de alguns países da UE (União Europeia). Os governos, para diminuir os impactos da crise, ajudaram os setores mais críticos da economia com pacotes bilionários, que evitariam perdas de empregos e atenuariam os efeitos negativos das turbulências no setor financeiro. Com tantos pacotes de ajuda, a arrecadação destes governos diminuiu e eles ficaram mais endividados.
Mas as fragilidades causadas pelos altos déficits, que ocorrem quando um país gasta mais do que arrecada, são mais latentes e concentradas em cinco países da região que adotou o euro como moeda única: Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, batizados de PIIGS, uma sigla depreciativa criada com a junção das letras iniciais do nome de cada nação, em inglês, e cuja sonoridade se assemelha a palavra “porcos” no mesmo idioma.
Todos os países da zona do euro foram afetados pelo impacto que teve a crise sobre a moeda comum europeia. A crise que repercute no mundo tem tomado uma

Relacionados