Artigo Vortex Carlos Joao Paulo Rev02 Leo

994 palavras 4 páginas
Medidor De Vazão Tipo Vórtex

Carlos Antônio Roque de Souza João Paulo Pinto Dias Júnior
Leonardo Vidal

Faculdade de Engenharia de Resende FER Av. Cel prof. Antonio Esteves, nº 01, campo de Aviação – Resende/RJ

Resumo  O medidor vórtex tem se destacado frente a outras tecnologias tradicionais seu crescimento em aplicações diversas justifica o objetivo deste artigo: esclarecer os conceitos científicos e técnicos envolvidos no seu princípio de funcionamento, nas suas características técnicas, cuidados e recomendações de instalação. O medidor vórtex tem uma solução para diversas aplicações industriais. Medição confiável, alarmes e diagnósticos e robustez na operação elevam as informações e facilita a tomada de decisão para operação, manutenção e otimização do controle do processo e produção.

Palavras-chaves  Medido de vazão vórtex, Medidores.

1- Introdução

O vórtex tem funcionamento baseado na velocidade do fluído a partir do número de vórtices formado quando o líquido passa por um pequeno objeto que está parado, ao cruzar o interior do tubo. O sensor localizado após este objeto do medidor de vazão vórtex faz o monitoramento dos vórtices gerados. É mandado um sinal que será processado por um circuito eletrônico, determinando o valor da velocidade e a vazão.
Os medidores vórtex possuem capacidade para muitas aplicações, pois são flexíveis nas medidas com liquido, gás e vapor. Como os medidores vórtex têm flexibilidade em medidas com liquido, gás e vapor, possuem potencial para muitas aplicações. Contudo, os vórtex são amplamente utilizados em medidas de vazão de vapor, pois podem realizar essas medições a temperaturas elevadas, acima das exigidas em muitas aplicações.

2- NÙMERO DE REYNOLDS (Re ou NRe)

O número de Reynolds (NRe) - em homenagem ao físico, matemático, engenheiro britânico Osborne Reynolds (1842 – 1912)[4], é um parâmetro que permite relacionar as forças de inércia e viscosas de um fluido em escoamento. Parâmetro adimensional, o NRe é

Relacionados