Artigo tratamento térmico no aço sae 1045

Páginas: 7 (1664 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2012
ESTUDO DO TRATAMENTO TÉRMICO NO AÇO SAE 1045





Diego Felipe Dias

Evenilson Tavares

Jackson Bravos

Júlio César Silva

´Leandro Ribeiro

Rone Christian



Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)
Conselheiro Lafaiete – MG – Brasil

Coordenador: Professor Thompson

Orientador: Professor Thompson









Resumo. Este trabalho trata de ensaiosrealizados no laboratório da UNIPAC para analisar as alterações da microestrutura e propriedades mecânicas do material SAE 1045 após passar por alguns tratamentos térmicos distintos. Apresenta as necessidades do aprendizado na ementa em estudo, bem como o propósito do curso. Descreve as técnicas e a ferramentas utilizadas nos ensaios, os equipamentos utilizados, assim como as principais característicasde cada um deles. Estudou-se o efeito do tratamento térmico, do ensaio de tração, ensaio de dureza, análise microestrutural, sobre as propriedades mecânicas de um aço SAE 1045, após seguintes tratamentos térmicos de normalização, recozimento, esferoidização, têmpera e revenimento.








1. Introdução

O objetivo do presente trabalho é analisar as alterações estruturais emecânicas produzidas no aço SAE 1045 após passar pelos tratamentos térmicos de normalização, recozimento, esferoidização, têmpera e revenimento, a luz dos seguintes processos:

• Ensaio de tração.

• Ensaio de dureza.

• Preparação da amostra (lixamento e polimento).

• Ataque químico.

• Análise microscópica.




Com 0,45% de carbono em sua composição, o aço SAE 1045 éclassificado como aço de médio teor de carbono com boas propriedades mecânicas e tenacidade bem como boas usinabilidade e soldabilidade quando laminado a quente ou normalizado.



A têmpera consiste em resfriar o aço, após austenitização, a uma velocidade suficientemente rápida para evitar as transformações perlíticas e bainíticas. Deste modo, obtém-se a estrutura metaestável martensítica.No estado de altas tensões, a distorção do reticulado e a dureza extremamente elevada da martensita constituem inconvenientes que devem ser atenuados ou corrigidos.Para isso, submete-se o aço temperado à operação de revenido.

O revenido visa, portanto, corrigir os excessos da têmpera ou, em particular, aliviar, senão eliminar totalmente, as tensões e corrigir a excessiva dureza econsequentemente fragilidade do material, melhorando sua ductilidade e resistência ao choque.

A operação de revenido é realizada no aço temperado, imediatamente após a têmpera, a temperaturas abaixo da zona critica. A temperatura usada é definida em função dos resultados finais desejados: aliviar apenas tensões ou elimina-las completamente e produzir redução de certo modo apreciável da dureza.Enquanto a têmpera consiste em realizar um resfriamento rápido para obtenção de um novo arranjo cristalino, o recozimento visa eliminar quaisquer tratamentos mecânicos e térmicos a que o material tenha sido anteriormente submetido. Tendo como seus principais objetivos: remover tensões devidas a tratamentos mecânicos, diminuir a dureza, aumentara a ductilidade e regularizar a textura bruta de fusão .A estrutura resultante do recozimento é a normal, ou seja, ferrita mais perlita, se o aço for hipoeutetóide, perlita mais cementita, se o aço for hipereutetóide e somente perlita, se for eutetóide.

De modo geral, em todos os processos de recozimento o material é submetido a uma temperatura elevada por um período de tempo prolongado, sendo ele então resfriado lentamente.

A esferoidizaçãotem como objetivo alterar a morfologia da cementita Fe3C de lamelar para esferoidal. A microestrutura formada pelo recozimento para esferoidização apresenta valores máximos de ductilidade e usinabilidade e os valores mínimos de resistência para um dado aço.

A normalização é um tratamento muito semelhante ao recozimento, pelo menos quanto aos seus objetivos. Com a diferença de que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aço 1045
  • A importância do tratamento térmico "recozimento" de placas em aço sae 1045 para usinagem nas metalúrgicas.
  • Efeitos de tratamentos térmicos em aços 1045
  • Tratamento Térmico para o aço ABNT 1045
  • Influência dos tratamentos térmicos nas propriedades mecânicas do aço 1045
  • Têmpera de um Aço SAE 1045
  • tratamento aço 1045
  • Análise de propriedades mecânicas em aço abnt 1045 submetido a diversos tratamentos térmicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!