Artigo tranxessuais

674 palavras 3 páginas
TRANSEXUAIS NOMECLATURA

O termo transexual surgiu na no ano1950 pelo uso de um profissional, para designar uma pessoa que almejasse viver outro gênero sexual sendo ela contrária ou não ao uso de hormônios e intercepções cirúrgicas. Segundo Athayde (2001) entre os anos 1960 e 1970 os clínicos começaram a utilizar o termo “verdadeiros transexuais” visto que este nome determinaria aqueles que comprovadamente, viveriam em condições melhores, após frequentarem seções terapêuticas e como consequência aconteceria um processo cirúrgico genital.
Neste mesmo período surgiram associações internacionais que se organizaram em prol da produção do conhecimento específico referente à transexualidade, o termo ganhou visibilidade trazendo desta forma diagnóstico diferenciado dos gays, lésbicas e travestis.
O livro El fenómeno transexual, de Harry Benjamin, publicado em 1966, forneceu as bases para se diagnosticar o “verdadeiro” transexual. Neste livro são estabelecidos os parâmetros para avaliar se as pessoas que chegam às clínicas ou aos hospitais solicitando a cirurgia se são “transexuais de verdade.” (BENTO, 2002, p.3)
A partir de 1994, o termo transgênero, foi adotado para designar a pessoa que apresentasse uma “disforia de gênero”, ou seja, todas as pessoas que estavam em desconformidade entre o sexo atribuído ao nascer, e o percebido por ele mesmo depois de algum tempo. Desta forma, foi regularizado o “tratamento” (cirurgia, acompanhamento psicológico, etc.) para pessoas transexuais de todo o mundo.
Usualmente, os homens e as mulheres transexuais apresentam uma sensação de desconforto ou impropriedade de seu próprio sexo anatômico e desejam fazer uma transição de seu sexo de nascimento para o sexo oposto (sexo-alvo) com alguma ajuda médica (terapia de reatribuição de gênero) para seu corpo. A explicação estereotipada é de "uma mulher presa em um corpo masculino" ou vice-versa, ainda que muitos membros da comunidade transexual, assim como pessoas de fora da comunidade,

Relacionados

  • materia segundo semestre direito civil
    10719 palavras | 43 páginas