Artigo The Canterville Ghost

1589 palavras 7 páginas
A CRITICA IRÔNICA DE WILDE NO CONTO “THE CANTERVILLE GHOST”.

Jurandir Lima dos Santos1

RESUMO
Este artigo analisa a critica irônica de Oscar Wilde no conto “The Canterville Ghost”, cujo enredo gira em torno do personagem Sir Simon de Canterville, que se mostra uma figura muito cômica, e da família Otis. Primeiramente, vemos uma breve abordagem do tema ironia na literatura, da critica irônica que Wilde, a rivalidade entre Inglaterra e Estados Unidos na Era Vitoriana e de como Wilde critica de modo bem-humorado e sarcástico tanto o comercialismo e a falta de cultura dos americanos, quanto à arrogância e a decadência dos ingleses.
Palavras chaves: Oscar Wilde; Ironia; O Fantasma de Canterville.

Abstract
This article analyzes the ironic critique of Oscar Wilde in the story "The Canterville Ghost", whose plot goes around the character Sir Simon of Canterville, which shows a very comic figure, and the Otis family. First, we see a brief overview of the topic in the literature irony, ironic criticism of Wilde, the rivalry between England and the United States in the Victorian Era and how Wilde criticizes good-tempered and sarcastic so much commercialism and the lack of American culture, as the arrogance and decadence of English.
Key Words: Oscar Wilde; irony; The Canterville Ghost

A ironia é uma figura de linguagem onde, vez ou outra, o ironista (nesse caso aquele quem pratica a ironia) se expressa de uma forma, considerando que seus intérpretes o entendam de outra maneira, dando uma diferente interpretação no sentido literal das palavras que ele usou. Ou seja, ela é um instrumento que consiste em dizer o contrario daquilo que se pensa. Ela brinca com as palavras e os sentidos, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos.
Historicamente, em termos literários, a ironia é posta como uma maneira de se criticar, de denotar discórdias, desrespeito e diferenças. Seu uso como recurso é muito

Relacionados