ARTIGO TERAT GENOS

317 palavras 2 páginas
ESTUDO DIRIGIDO
1. Teratologia é um termo que se refere ao ramo da ciência médica preocupado com o estudo da contribuição ambiental ao desenvolvimento pré-natal alterado, ou seja, estuda as causas, mecanismos e padrões do desenvolvimento anormal. Para o estudo desse ramo da ciência é fundamental o conhecimento das etapas do desenvolvimento, pois alguns estágios do desenvolvimento são mais vulneráveis à perturbação do que outros.
Um agente teratogênico é definido como qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz uma alteração na estrutura ou função da descendência.

2. A ação de um agente teratogênico sobre o embrião ou feto em desenvolvimento depende de diversos fatores, destacando-se: estágio de desenvolvimento do concepto; relação entre dose e efeito; genótipo materno-fetal; mecanismo patogênico específico de cada agente.

3. Os danos reprodutivos na espécie humana podem ser agrupados em classes principais:
Morte do concepto;
Malformações;
Retardo de crescimento intra-uterino;
Deficiências funcionais, incluindo se aqui o retardo mental. Esses danos podem tanto ter uma causa genética como ambiental e, muitas vezes, uma combinação das duas.

4. O SIAT (Sistema Nacional de Informação sobre Agentes Teratogênicos) é um serviço telefônico gratuito que fornece informação sobre riscos reprodutivos relacionados à exposição de mulheres grávidas a agentes químicos, físicos e biológicos. Destina-se a gestantes, médicos ou pesquisadores em geral. O SIAT atua também na investigação da teratogenicidade de agentes ambientais através do seguimento e observação do resultado de todas essas gestações.

5. Uso de álcool, fumo, drogas ilícitas, presença de doenças crônicas, infecções maternas, tentativas de abortamento, misoprostol, e atividades industriais.

AVALIAÇÃO DE TERATÓGENOS NA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Ribeira do Pombal

Relacionados