Artigo_teorias_SEMI PRONTO_EQ

4188 palavras 17 páginas
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Resumo: O objetivo do presente artigo é apresentar as principais teorias administrativas, como forma de trabalho para a disciplina de fundamentos de administração da Universidade Federal do Pampa. As teorias apresentadas são, Administração científica, Teoria clássica, Teoria das relações humanas, Teoria burocrática, Teoria estruturalista, Teoria de sistemas, Teoria comportamental, Teoria neoclássica e Teoria contingencial. Usou-se como base bibliográfica livros de autores renomados na área, como Chiavenato. Após pesquisas feitas via internet pode-se notar que mesmo as teorias administrativas mais antigas ainda são usadas nas organizações atuais, assim, o presente artigo traz alguns exemplos e citações de mecanismos usados por algumas organizações vindos de tais teorias.

Palavras Chave: Administração; Teorias da Administração; Organizações.

1. INTRODUÇÃO No presente trabalho iremos tratar dos temas de abordagem científica, teoria clássica, modelo da burocracia, escola das relações humanas, teoria comportamentais, processo decisório, teoria estruturalista, abordagem sistêmica e teoria contingencial, com base nos autores Chiavenato, Motta e Vasconcelos, Kwasnicka e Maximiano. E as principais características destas teorias do pensamento administrativo.
Em Chiavenato (2001, pág 09) “A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência)”. Usada tão frequentemente no dia- a- dia, que parece não haver dúvidas com relação ao significado da palavra. A tarefa da administração é buscar a identificação e o alcance dos objetivos da empresa por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em cada área, seja ela interna ou externa, da empresa. A administração é praticada desde as antigas civilizações. A china, já abordava assuntos administrativos em tempos remotos, um exemplo clássico e muito utilizado até hoje é o livro “A arte da

Relacionados