Artigo TCC Mba Gest o de Energia Petr leo e G s Eng

3136 palavras 13 páginas
PRODUÇÃO DO BIOGÁS COMO ALTERNATIVA DE GERAÇÃO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL EM PROPRIEDADES RURAIS

Fabiano Jelson Machado Nunes
Curso de MBA em Gestão de Energia Petróleo e Gás
Orientador: Prof. Ms. Edilson Ignácio

RESUMO
No Brasil já esta sendo implantado em propriedades rurais um sistema de produção de biogás de maneira sustentável, utilizando como fonte de energia a biomassa gerada pelos rebanhos de animais da própria área rural, tratada biologicamente em reatores chamados de biodigestores.
Este trabalho tem como objetivo demonstrar as vantagens que a implantação do sistema de produção do Biogás em propriedades rurais proporciona principalmente em três aspectos: econômico, ambiental e energético, como componente da matriz energética brasileira.
Palavras-chave: Biogás, sustentável, fonte de energia, biomassa, biodigestores, propriedade rural.

INTRODUÇÃO
As propriedades rurais, especialmente através dos dejetos dos seus rebanhos de animais, produzem continuamente resíduos sólidos que caso não sejam tratados de maneira correta podem ocasionar impactos ambientais, sanitários e de saúde pública, pois a contaminação de cursos de água e lençóis freáticos podem provocar doenças nas pessoas que frequentam a propriedade e na própria comunidade.
Diante desse cenário de mobilização social, uma alternativa encontrada para destinação sustentável destes resíduos é a implantação do sistema de produção de biogás através de biodigestores, que são os reatores que fazem a transformação da biomassa (formado pelos resíduos gerados pela propriedade) em Biogás. Utilizando-se do biogás para a produção de energia elétrica que poderá abastecer a própria propriedade rural, bem como, dependendo da potência gerada com consentimento da ANEEL poderá ser comercializada. A utilização do biogás na produção de energia elétrica contribui para diminuir os impactos ambientais provocados pelo gás metano (cerca de 65% do biogás) quando este é emitido na atmosfera, pois o gás metano é cerca

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas