Artigo spam versus muppets

804 palavras 4 páginas
SPAM VERSUS MUPPETS
Ética e Responsabilidade Social

Porto Alegre, 08 de novembro de 2011.
Introdução
O trabalho trata do caso “SPAM Versus Muppets”, no qual analisaremos os pontos éticos e não éticos desta disputa. O caso traz a briga judicial entre as empresas Jim Henson Productions, Inc. e a Hormel Foods Corporation. A Jim Henson Productins Inc. é a criadora dos desenhos animados Muppets, que são uma série de TV para crianças, está criou para seu filme um novo integrante o Spa’am que seria uma paródia da marca SPAM da Hormel Foods Corporation, que se trata de uma marca de carne enlatada de porco e derivados. A empresa da marca Spam entrou na Justiça contra o criador dos Muppets, pois acreditava que as vendas cairiam devido ao estereótipo do personagem.

SPAM Versus Muppets

1. O caso
A empresa Jim Henson Production Inc. criou para seu filme “Muppets Treasure Island” um novo personagem, o Javali selvagem Spa’am, que no filme é o sacerdote dos habitantes da Ilha do Tesouro. Este foi criado como paródia da marca SPAM de carnes enlatadas, assim como todos os seus outros personagens que são paródias de celebridades, marcas e propagandas.
A SPAM é um marca da corporação Homel Foods Corporation, de carne enlatada, mais precisamente carne suína e derivados, mas que também tem como linha secundária Camisetas e Bolsas de Golfe, mas que acreditam haver uma relação entre o comprador da carne enlatada e das linhas secundárias.
A SPAM por acreditar que com a sátira dos Muppets as vendas da marca cairão, entrou na justiça alegando que a imagem que o personagem passava, de sujo e desleixado, se refletia na marca e também que como os Muppets tinham linhas muito parecidas com as da SPAM os consumidores confundiriam as duas. 2. O Conflito
O personagem Spa’am foi definido na guia como “o nobre... líder da tribo de javalis selvagens que vivem na Ilha do Tesouro... orgulhoso, embora grotesco... o que lhes falta em higiene pessoal eles compensam em bravura e

Relacionados

  • Jogador Numero 1 Ernest Cline
    133963 palavras | 536 páginas