ARTIGO SOLAR CORRIGIDO Salvo Automaticamente

Páginas: 13 (3045 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2015
FACULDADE BRASILEIRA
o


FONTE ALTERNATIVA DE ENERGIA: ENERGIA SOLAR

ARTHUR FRANÇA
CLEUDEMIR R. DE OLIVEIRA
FLAMARION ADRIANO
GUILHERME SOARES
IVANILDO SOARES DE MEDEIROS
JANDIR SANTOS DOS ANJOS
RAMON DE OLIVEIRA SENA
RODOLFO
RODRIGO GONÇALVES
RUAN FERNANDES SUCCI
VILIAN RODRIGUES


Resumo. Para o projeto em destaque, foi usado como base para sua confecção o conceito do sistema de“pratos parabólicos”, que consiste basicamente em captar a energia radiada pelo sol através de pratos parabólicos e concentra-la em um único ponto focal.
Tendo como contrapartida a ideia de um “forno solar” para a concentração da radiação em uma pequena caldeira com água, que depois de aquecida irá gerar vapor, direcionando o mesmo para um gerador de eletricidade.Projeto apresentado ao Prof. Rafael Fracalossi, sendo que o mesmo foi realizado no
período de 03/03/2015 a 01/06/2015.


Palavras chave: energia, solar.

Introdução

Quando pensamos em fontes renováveis de energia, o Sol é a primeira coisa que nos vem à cabeça. A luz solar é quente, brilhante e tem disponibilidade imediata. O problema: como captar essa energia e convertê-la em formas que as pessoas possam utilizar, como água quente, vaporou eletricidade.
Sabemos, desde aproximadamente o século VII a.C., que concentrar os raios de sol através de uma lupa produz fogo. Gregos, romanos e chineses usavam espelhos para concentrar e refletir a luz solar para acender tochas para cerimônias religiosas. Contudo, criar energia em maior escala é muito mais complexo.

Cientistas e inventores trabalham nisso há mais de 200 anos. Porém, na décadade 1970, os preços dos combustíveis fósseis começaram a subir vertiginosamente. Paralelamente a isso começou a haver uma maior preocupação em relação ao impacto da poluição causada pela queima de combustíveis fósseis sobre o clima. Por muito tempo, a energia solar foi ineficiente. Também era cara para instalar. Apenas na década de 1980 a energia solar começou a ser mais amplamente usada.Lentamente, sem fazer alarde, a energia solar passou a ser usada em todo tipo de aplicação cotidiana. Unidades solares abastecem desde a rede de energia principal em algumas regiões até postes de rua, piscinas e calculadoras.
A energia solar não é apenas um tipo de tecnologia. Na verdade existem três métodos de uso comum, cada um adequado a uma determinada finalidade. Algumas dessas tecnologias sãobaseadas em conceitos desenvolvidos há muitos anos, enquanto outras são mais recentes.

HISTÓRIA

O potencial da energia solar para a geração de eletricidade intriga os cientistas há séculos. As primeiras tentativas de usar tecnologia para aproveitar a luz do sol vieram nos anos 1800. No início da década de 1860, Auguste Mouchout, da França, colocou um caldeirão de ferro com água sob um vidro. A luz doSol aqueceu o caldeirão e fez a água ferver. Mouchout descobriu que adicionar um refletor de metal polido concentrava a luz solar e fazia a água atingir o ponto de ebulição mais rapidamente.


Isso diminuía a quantidade de vapor produzido. Com mais algumas pequenas mudanças no sistema, ele conseguiu produzir vapor suficiente para abastecer um pequeno motor. Esse foi o primeiro passo em direçãoao moderno coletor solar por concentração.

No fim dos anos 1870, William Adams, funcionário público inglês que trabalhava na Índia, desenvolveu ainda mais as ideias de Mouchout. Ele substituiu o refletor de metal polido por um grupo de espelhos dispostos em um semicírculo ao redor da caldeira. Esse arranjo de espelhos concentrava e focava a luz, fazendo a água ferver mais rapidamente. O modelo deAdams ainda é usado em torres de energia. Adams também escreveu o primeiro livro sobre energia solar, chamado Solar Energy: A Substitute for Fuel in Tropical Countries (Energia solar: uma substituta ao combustível em países tropicais, tradução livre).

Clarence Kemp, de Baltimore, Maryland, patenteou o primeiro aquecedor solar de água comercial em 1891. Seu aquecedor de água começou com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHADO CORRIGIDO agora Salvo Automaticamente
  • Modelo Artigo Salvo Automaticamente
  • Modelo De Artigo APS MARCO Salvo Automaticamente
  • Terceiro Setor_APAE Salvo Automaticamente Salvo Automaticamente 1
  • PIM V Salvo Automaticamente
  • FICHAMENTO O ANTICRISTO Salvo Automaticamente
  • Seguran A Do Trabalho Salvo Automaticamente
  • Trabalho OC Salvo Automaticamente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!