Artigo sobre WIGig - Renato Loque

3402 palavras 14 páginas
COMUNICAÇÃO WIRELESS-GIGABIT ATRAVÉS DE TERMINAIS
MÓVEIS
Wi Gig – The Wireless Gigabit Technology

Renato Loque Amorim
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG
Francis Eduardo Amadi Cesar

RESUMO

A crescente demanda por maior maiores taxas de transmissão wireless nunca diminuem.
Basicamente os padrões das redes wi-fi são os mesmos desde que as conexões sem fio se popularizaram. Entretanto durante este tempo, os dispositivos que utilizam este serviço, evoluíram e criaram uma demanda por uma banda mais eficiente. Visando mitigar estes problemas, a Wireless Gigabit Alliance (também conhecida como WiGig) desenvolveu uma tecnologia capaz de atingir até 7 Gbps.

PALAVRAS-CHAVE: Wi Gig; IEEE 802.11ad; 60GHz wifi

1 INTRODUÇÃO

Na última década, a proliferação de tecnologias eletrônicas e de fibra óptica tem permitido aos serviços de rede uma evolução sem fronteiras.

A ampla disponibilidade e utilização de conteúdos de mídia digital criam uma necessidade cada vez maior de conectividade sem fio de alta velocidade, que os atuais padrões IEEE 802.11a/b/g/n, desenvolvidos pela Wi-Fi Alliance, não tem mostrado capacidade de suportar a quantia de informação solicitada.

1

WiGig foi desenvolvido como um sistema de aplicação em última milha, com o intuito de interconectar os mais diversos dispositivos, possibilitando transferência de arquivos, exibição instantânea sem fio, streaming de vídeo em alta definição, entre outras aplicações com altíssimas taxas de transferências e uma latência muito baixa, podendo chegar até 7 Gbps utilizando uma portadora de 60GHz.

Visando tais melhorias, WiGig Alliance juntamente com a Wi-Fi Alliance, estão compartilhando e definindo novas especificações para desenvolver a próxima geração do
WiFi. Este acordo incentiva o desenvolvimento de produtos com suporte para a nova tecnologia, expandindo as capacidade do atual WiFi.

In 2013, the WiGig Alliance, the organization which developed

Relacionados