Artigo sobre sistema brasileiro para TV hellip

815 palavras 4 páginas
Um sistema brasileiro para a TV digital, por Dilma Rousseff, Celso Amorim, Guido Mantega, Luiz Fernando Furlan, Hélio Costa e Sergio
Machado Rezende.
O padrão escolhido pelo governo federal mantém as características da televisão brasileira, aberta e gratuita para toda a população
Dilma Rousseff é ministra-chefe da Casa Civil, Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores,
Guido Mantega, ministro da Fazenda, Luiz Fernando Furlan, ministro do Desenvolvimento,
Indústria e Comércio Exterior, Hélio Costa, ministro das Comunicações, e Sergio Rezende, ministro da C&T. Artigo publicado na “Folha de SP”:
Um debate que se estendeu por dez anos no Brasil teve um capítulo concluído na última quintafeira, 29 de junho, com resultados positivos para toda a sociedade brasileira.
O presidente Lula assinou o decreto que define o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre
(SBTVD-T) e estabelece as diretrizes para a transição do sistema de analógico para digital.
Muitos países implantaram nos últimos anos sistemas digitais, que têm inúmeras vantagens sobre os analógicos, como maior imunidade a ruído e melhor reprodução.
Porém, sua maior vantagem é utilizar a forma de processamento dos computadores, permitindo que as tecnologias de TV, rádio e telefone celular convirjam para as dos computadores.
Existem no Brasil 43 milhões de domicílios com cerca de 54 milhões de aparelhos de TV fixos, com tecnologia analógica.
Recentemente, o mercado de telefones celulares se expandiu de forma imprevisível: há hoje cerca de 85 milhões em uso no país.
No futuro, cada celular poderá ser uma unidade de TV móvel.
Estima-se que estão em jogo negócios de ao menos R$ 100 bilhões – investimentos a serem feitos num período de 5 a 10 anos na adequação ou substituição de televisores analógicos, celulares e aparelhos portáteis com TV, nos sistemas de transmissão e na produção de conteúdo.
A implantação da TV digital começou a ser considerada no Brasil em 96, mas o governo anterior não tomou a decisão

Relacionados