artigo sobre drogas com enfase no CRACK

Páginas: 6 (1350 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
1.INTRODUÇÃO
Crack é uma droga, geralmente fumada, feita a partir da mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio. É uma forma impura de cocaína e não um subproduto. O nome deriva do verbo "to crack", que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem.
A fumaça produzida pela queima da pedra decrack chega ao sistema nervoso central em dez segundos, devido ao fato de a área de absorção pulmonar ser grande e seu efeito dura de 3 a 10 minutos, com efeito de euforia mais forte do que o da cocaína, após o que produz muita depressão, o que leva o usuário a usar novamente para compensar o mal-estar, provocando intensa dependência.
No Brasil o crack é considerado um problema social não restritosó as metrópoles. Em meio a década de 80 surgiu o crack e logo ficou conhecido devido ao seu baixo custo, ganhou espaço entre os usuários, principalmente nas áreas urbanas mais pobres. Os sérios efeitos do crack eram visível tanto físico quanto emocional O crack, atualmente, é considerado o mais devastador de todo o conjunto de entorpecentes ou dos elementos químicos alucinógenos, que torna oviciado o dependente mais debilitado, capaz de matar ou morrer para sustentar o vício.
Uma vez usado, o crack, a pessoa passa a querê-lo sempre, mais e mais, por produzir sensações mais intensas. O psiquiatra, diretor técnico do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre, Gilberto Brofman
(2009 apud MARQUES, 2009), explicou em poucas palavras a nova moda de droga: “Estamos perante umaepidemia, porque há um número explosivo de casos nos últimos três anos. Antes era uma raridade, tínhamos nas unidades 90% de outras dependências e 10% de crack Hoje temos o contrário”.
“Uma substância de alta prevalência é o crack, forma impura de cocaína mais utilizada, com uma taxa de 0,3% de uso na vida atualmente, que pode vir a desencadear graves sintomas de agressividade e de psicose”. Disse“Guindalini, Vallada. Com base nessas discussões que o presente artigo tem por objetivo estudar e conhecer o uso contínuo de crack na estrutura e na dinâmica das relações familiares.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1. COMO A POPULAÇÃO COMPREENDE ESSE PROBLEMA

As drogas em geral hoje em dia é uma das maiores preocupações da nossa sociedade é um fenômeno incontestável, atingindo todos os núcleos tanto apopulação urbana quanto a rural sem distinção, envolvendo homens e mulheres, jovens e adultos, pobres e ricos.
O fato é que a é droga é nociva. Os usuários criam problemas com as famílias, destroem suas vidas, abandonam as suas atividades laborais e se abrigam nas cracolândias. O crack gera espaços degradados, criando problemas para o espaço urbano. Os indivíduos tendem a procurar regiões sujas,mal iluminadas, imóveis abandonados são assim que a população vê e define o perfil desses usuários.
O uso do Crack, um problema social não só restrito às metrópoles. Os primeiros relatos sobre o consumo de crack no Brasil surgiram em 1989, entre crianças que viviam nas ruas do centro de São Paulo. Anos depois do começo da epidemia em São Paulo, o crack disseminou por todos estados e o mercado dadroga se expandiu em todas as cidades, principalmente em regiões faveladas onde o índice de pobreza é maior. A sociedade ver o crack com alta periculosidade, um caminho sem saídas, pois estudos feitos dizem que é um caminho sem volta, onde dizem que basta usar poucas vezes para se tornar um viciado.

2.2. COMO O ATENDIMENTO DO ASSISTENTE PODE CONTRIBUIR

O trabalho do assistente social podeajudar a população nas formulações de projetos para atender os dependentes e seus familiares, A família é fundamental para o processo de recuperação dos usuários. A estrutura familiar tem a função importante de conservar valores, comportamentos, crenças, regras, ações e fundamentação para um convívio entre seres racionais.
Deve-se também formular projetos para os usuários e para seus familiares...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução sobre drogas (crack
  • Intervenção Psicossocial junto aos usuários de drogas com ênfase no crack
  • Artigo Sobre Drogas
  • Artigo sobre Drogas
  • Artigo sobre drogas
  • artigo sobre drogas na adolescencia
  • Artigo sobre drogas
  • Artigo sobre as DROGAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!