Artigo sobre crônica "o Homem nu"

Páginas: 10 (2303 palavras) Publicado: 26 de março de 2014
O que você faria se visse um homem nu?

Autores: André, Andreia Brito e Péricles Vinicius. Alunos do 2° semestre de Letras da Faculdade Unime.


Resumo

Através da leitura da crônica de Fernando Sabino “O Homem Nu”, chegamos a este artigo que levou a uma analise sobre determinados valores morais e conceitos relacionados à nudez, bem como a sua aceitabilidade em diversos aspectos sociais.Limitando-se à apenas analisar as características supracitadas com relação à nudez.


Biografia de Fernando Sabino

Cronista e escritor mineiro nascido em 12/10/1923 e viveu até 11/10/2004. Fernando Tavares Sabino foi um escritor de grande importância para a literatura brasileira. Seu livro de grande sucesso fora “O Encontro Marcado” (1956).
Além de “O Encontro Marcado” uma das suasprincipais obras foi “O Homem Nu”(1960), que estará em discussão neste artigo acadêmico.
Nos seus 17 anos, Sabino decidiu ser gramático, escreveu assim uma crítica sobre o dicionário de Laudelino Freire no jornal “Mensagem” e muitos artigos literários em “O Diário”, ambos em Minas Gerais.
Na década de 40, começou a cursar Direito e ingressou no jornalismo como redator da “Folha de Minas”.Deste período em diante sua produtividade literária foi muito grande escreveu vários livros, publicou diversos artigos, crônicas e contos. Colecionou em sua carreira prêmios como “Jabuti” e “Machado de Assis”, o primeiro pelo seu livro “O Grande Mentecapto” e o segundo pelo conjunto de sua obra, que fora concedido pela Academia Brasileira de Letras.


O Homem Nu

Ao acordar, disse para amulher:
— Escuta, minha filha: hoje é dia de pagar a prestação da televisão, vem aí o sujeito com a conta, na certa. Mas acontece que ontem eu não trouxe dinheiro da cidade, estou a nenhum.
— Explique isso ao homem — ponderou a mulher.
— Não gosto dessas coisas. Dá um ar de vigarice, gosto de cumprir rigorosamente as minhas obrigações. Escuta: quando ele vier a gente fica quieto aqui dentro,não faz barulho, para ele pensar que não tem ninguém. Deixa ele bater até cansar — amanhã eu pago.
Pouco depois, tendo despido o pijama, dirigiu-se ao banheiro para tomar um banho, mas a mulher já se trancara lá dentro. Enquanto esperava, resolveu fazer um café. Pôs a água a ferver e abriu a porta de serviço para apanhar o pão. Como estivesse completamente nu, olhou com cautela para um lado epara outro antes de arriscar-se a dar dois passos até o embrulhinho deixado pelo padeiro sobre o mármore do parapeito. Ainda era muito cedo, não poderia aparecer ninguém. Mal seus dedos, porém, tocavam o pão, a porta atrás de si fechou-se com estrondo, impulsionada pelo vento.
Aterrorizado, precipitou-se até a campainha e, depois de tocá-la, ficou à espera, olhando ansiosamente ao redor. Ouviu ládentro o ruído da água do chuveiro interromper-se de súbito, mas ninguém veio abrir. Na certa a mulher pensava que já era o sujeito da televisão. Bateu com o nó dos dedos:
— Maria! Abre aí, Maria. Sou eu — chamou, em voz baixa.
Quanto mais batia, mais silêncio fazia lá dentro.
Enquanto isso, ouvia lá embaixo a porta do elevador fechar-se, viu o ponteiro subir lentamente os andares... Destavez, era o homem da televisão!
Não era. Refugiado no lanço da escada entre os andares, esperou que o elevador passasse, e voltou para a porta de seu apartamento, sempre a segurar nas mãos nervosas o embrulho de pão:
— Maria, por favor! Sou eu!
Desta vez não teve tempo de insistir: ouviu passos na escada, lentos, regulares, vindos lá de baixo... Tomado de pânico, olhou ao redor, fazendo umapirueta, e assim despido, embrulho na mão, parecia executar um ballet grotesco e mal ensaiado. Os passos na escada se aproximavam, e ele sem onde se esconder. Correu para o elevador, apertou o botão. Foi o tempo de abrir a porta e entrar, e a empregada passava, vagarosa, encetando a subida de mais um lanço de escada. Ele respirou aliviado, enxugando o suor da testa com o embrulho do pão.
Mas eis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo da crônica O HOMEM NU
  • Artigo sobre o gênero crônica
  • Artigo sobre tosse cronica
  • O Homem nu
  • Homem Nú
  • o homem nu
  • Slide Seminário sobre Artigo, Editorial e Cronica
  • Resumo do Conto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!