Artigo Sobre Arte

Páginas: 22 (5410 palavras) Publicado: 18 de maio de 2015
Resumo:
Este artigo apresenta e busca superar algumas visões simplistas e de senso comum, no que se refere à concepção de arte, a fim de levar o leitor a aproximar-se de uma concepção mais completa da arte e do seu ensino considerando-a como conhecimento, como construção e como expressão. Na primeira parte do artigo são discutidas algumas concepções limitantes ao estilo “Arte é”; na segundaparte, fundamentada em Luigi Pareyson é apresentada uma concepção mais ampla que busca considerar a arte em sua totalidade, enquanto conhecimento, construção e expressão; e, para finalizar, algumas reflexões sobre o importante papel da arte numa sociedade capitalista como o nossa.
Abstract:
This article presents and seeks to exceed some visions simples and of common sense, in what refers to theconception of art, in order to lead the reader it approach of a more complete conception of the art and of his education as knowledge, construction and as expression.  In the first part of the article are discussed some conceptions simples to the style “Art is”; in the second breaks, substantiated in Luigi Pareyson is presented a broader conception than seeks the art in his totality, while knowledge,construction and expression; and, for finalize, some reflections about the important paper of the art in a society capitalist as the ours. 
Palavras chaves: concepções de arte, conhecimento, construção, expressão.
INTRODUÇÃO
Este artigo busca superar visões simplistas e de senso comum, no que se refere à concepção de arte e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Dependendo daconcepção que o professor tiver e, conseqüentemente, da forma como a arte for trabalhada na escola, ela assumirá diferentes papéis em nossa sociedade; sociedade capitalista dividida em classes, em que a divisão do trabalho tem sido fator determinante das relações e desta forma as pessoas estão cada vez mais especializadas, fragmentadas, buscam vencer o tempo, vencer o outro, lucrar... Assim deixam desentir o mundo e de estabelecer relações estéticas com ele, já que o prático fala mais alto, o estético aparece como menos importante e a arte acaba sendo colocada em segundo plano.
Numa sociedade assim, se limitarmos a arte e o seu ensino a uma concepção ao estilo “Arte é”, limitaremos também seu papel na vida das pessoas.  É preciso caminhar  para  uma reflexão epistemológica: o que não é arte, oque pode ser, buscar métodos para pesquisar, para ensinar... E assim levar as pessoas, que entrarem em contato com a arte, a vivenciar experiências estéticas, como apresenta João Francisco Duarte Junior, no livro O que é beleza: “Experiência estética é a experiência que temos frente a um objeto ao senti-lo como belo”. (DUARTE JR, 1986, p.9)
Com base na minha experiência, acredito no potencial doensino da arte, arte enquanto conhecimento a ser construído, enquanto linguagem a ser experimentada e fruída, expressão a ser exteriorizada e refletida. Levando nosso aluno a construir, experimentar, expressar e refletir sobre si e o mundo, estaremos considerando a arte como área de conhecimento, com características únicas e imprescindíveis ao desenvolvimento do ser humano. Um ser total –  dotado deemoção e razão, de afetividade e cognição, de intuição e racionalidade – e de uma subjetividade, que não podem ser ignoradas no processo de ensino e aprendizagem da arte, que busca quebras de dicotomias. Os professores são impelidos a escolher entre expressividade e técnica, tradição e inovação, diversão e aprendizagem, mito e profanidade, mágica e estrutura, certo e errado, bonito e feio, comose não existissem equilíbrios e desses elementos, apenas um fosse educativo. 
Ana Mae Barbosa, em seu livro Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte, deixa bem claro o potencial desta via de conhecimento ao dizer que:
Por meio da Arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha sobre o artigo "ensinamentos de a arte da guerra"
  • Artigos sobre o ensino de artes para deficientes mentais
  • artigo de artes
  • Sobre a arte
  • Artigo sobre DA
  • Artigo a arte da guerra
  • Artigo Direção de Arte
  • Artigo ensino de Arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!