Artigo Sistemas De Produ O REVISADO Eduardo Zaisov

3852 palavras 16 páginas
Fordismo e Sistema Toyota de Produção: a evolução dos sistemas de produção

Santis, Cristiano Trindade
Zaisov, Eduardo
RESUMO
Este artigo tem como principal objetivo mostrar as principais evoluções do Sistema Toyota de Produção em relação ao sistema de produção em massa idealizado por Henry Ford, o Fordismo. Usando como método de pesquisa a revisão bibliográfica de autores do tema, mostrando como principais resultados a história e evolução de cada uma delas, os motivos de se criar um sistema diferente em confronto ao sistema americano, seus conceitos específicos e particularidades, visando comparar os tópicos importantes que os diferenciam e igualam, dispondo seus erros e acertos e como isso contribuiu para a produção como um todo.
PALAVRAS CHAVE
Produção, Fordismo, Toyotismo

ABSTRACT

This article aims to show the main developments of the Toyota Production System in relation to the mass production system devised by Henry Ford, Fordism. Using as a research method the literature review theme authors, showing the main results the history and evolution of each of them, the reasons for creating a different system in comparison to the American system, its specific concepts and circumstances, in order to compare the topics important that differentiate and equal, featuring their mistakes and successes and how it contributed to the production as a whole.

KEYWORDS

Production, Fordism, Toyotism
1 Introdução

O sistema de produção idealizado por Henry Ford, em 1913, na indústria automobilística, e mudando o rumo geral de como se produzir, visava a produção em massa, e se tornou muito difundido no século XX, pois aliava altas taxas de produção por operário ao mesmo tempo que oferecia ao mercado um modelo de carro barato. Porém, Ford tomou por base muitos fundamentos idealizados por Frederick Taylor, autor do livro “Os princípios da Administração Científica” e isso, pontualmente, contribuiriam para uma decadência do sistema fordista. Além dos imensos desperdícios e

Relacionados