artigo silvaci

2872 palavras 12 páginas
CIDADANIA NA ESCOLA 1RODRIGUES, Rauane Freire, Silvaci
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE DE IPORÁ rauanef_ji@hotmail.com RESUMO
O artigo apresentado busca trazer para a realidade qual o papel da escola em ensinar o que é cidadania, coloca em pauta a relação que o professor tem para com o aluno a respeito desse assunto, aborda questões que podem trazer melhorias para o âmbito escolar enfatizando que o educador deve mostrar o que é realmente ser um cidadão e tentar compreender o papel que esse termo faz uso dentro da escola e da sala de aula. Entende-se que cidadania é a participação que os indivíduos têm perante a sociedade e cabe aos pais perpassar de geração em geração esse significado. Compreende que a escola esqueceu o que de fato é cidadania e cabe a nós enquanto cidadãos – educadores resgatar esses valores já esquecidos na memoria.
Palavras – chave: Cidadania, valores, educador.
1. INTRODUÇÃO
O contexto histórico atual é marcado por conflitos constantes e de contínuas transformações no campo da cidadania, requerendo assim que os educadores tenham novas posturas, mais comprometimento frente aos alunos e ao processo educativo. Mas principalmente no que se trata de cidadania enquanto disciplina, ou nas entranhas da mesma. Que se tenha um novo caminho em virtude dos resultados insatisfatórios que se tem visto. A cidadania não tem ocorrido de forma significativa no cognitivo do educando.
Diante disso é preciso enquanto educador renovado buscar novos horizontes para a compreensão tanto teórico quanto na pratica dos fatores que beneficiam a vivencia das ações do aprendizado em conjunto com a cidadania. E a partir desse ponto desencadear uma reflexão em cada educador. Que é necessário refletir e analisar o desenvolvimento do ensino, para que ele possa buscar e levar os alunos a compreensão dos conceitos de cidadãos, proporcionando assim um conhecimento pleno e também criando técnicas que lhe serão uteis em diversas situações não só na vida escolar mas

Relacionados