Artigo SETEPE

2371 palavras 10 páginas
Qual (is) identidade (s) carrega consigo o professor da atualidade?

Muito se discute sobre as responsabilidades profissionais dos professores na sociedade contemporânea. Direitos e deveres são freqüentemente atribuídos e dispostos a serem executados nos ambientes de trabalho dos profissionais do ensino, no que se refere à tarefa de ensinar e educar. Com isso são criados diferentes cursos e programas de formação continuada, os quais buscam garantir todas essas transformações necessárias, para que a prática pedagógica do professor possa estar sempre se renovando, através de atualizações cada vez mais modernas sobre os conhecimentos condizentes com a realidade atual do universo educativo e também com os demais contextos fora dos muros da escola.
De acordo com a publicação da Revista Veja, Sérgio Haddad faz uma definição simples, porém profundamente relevante sobre os preceitos que envolvem o termo “Educação Continuada”.

Educação Continuada é aquela que se realiza ao longo da vida, continuamente, é inerente ao desenvolvimento da pessoa humana e relaciona-se com a idéia de construção do ser. Abarca, de um lado, a aquisição de conhecimentos e aptidões e, de outro, atitudes e valores, implicando no aumento da capacidade de discernir e agir. Essa noção de educação envolve todos os universos da experiência humana, além dos sistemas escolares ou programas de educação não-formal. Educação Continuada implica repetição e imitação, mas também apropriação, ressignificação e criação. Enfim, a idéia de uma Educação Continuada associa-se à própria característica distintiva dos seres humanos, a capacidade de conhecer e querer saber mais, ultrapassando o plano puramente instintivo de sua relação com o mundo e com a natureza. (HADDAD, p. 1, 2007).

Dessa forma a qualificação profissional através das formações continuadas para os professores atuantes nas redes de ensino, sejam estas, básicas ou privadas, se configura como sendo imprescindível para o aperfeiçoamento da prática

Relacionados

  • Iluminação
    85192 palavras | 341 páginas
  • TRABALHOS COMPLETOS CULTURA
    26802 palavras | 108 páginas
  • Educação
    156972 palavras | 628 páginas