Artigo Serviço Social

Páginas: 9 (2233 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2013
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL, PONTOS POSITIVOS E PONTOS NEGATIVOS.








RESUMO

Ainda que de forma breve, se procura demonstrar a distância que se criou no Brasil entre as determinações legais que regem o Sistema Único de Saúde (SUS) e a realidade vivenciada pela população, sobretudo no tocante à qualidade do serviço disponibilizado, que contrasta com a normatização legalvigente. Além de analisar os pontos positivos e negativos do mesmo. Para abordar esse tema, foi utilizada uma metodologia comparativa da realidade brasileira com a de outros países, considerando a peculiaridade de cada nação, e com que foi proposto na lei que firma o SUS. Os resultados dessa análise são a má administração financeira do sistema de saúde, o privilégio das redes privadas em detrimentoao interesse público, a falta de consolidação da carreira do profissional da saúde e os ambientes inadequados ao exercício de suas atividades, o monopólio do mercado de trabalho realizado por vários médicos e a burocracia para a promoção e a recuperação da saúde. Como soluções para esses problemas são o voto, para melhor escolher os representantes da sociedade, a paralisação dos andamentos quetransferem recursos públicos para as redes particulares que não estão de acordo com o SUS, a auditoria mais eficaz, com características de um jornalismo investigativo, que investiga, descobre e denuncia as falhas, o aumento das vagas e de faculdades para o curso de medicina, obtendo mais médicos e diminuindo o monopólio dos mesmos no processo da oferta e procura, e a melhora da educação, a qual levamais conscientização social para o cidadão.

Palavras-chave: Saúde. Sistema Único de Saúde (SUS). Estado de Bem-estar Social. Determinações Constitucionais. Educação.


,





















1 O SISTEMA DE SAÚDE DO BRASIL, EUA, FRANÇA, CANADÁ, CUBA E INGLATERRA

Para avaliarmos os pontos positivos e negativos do sistema de saúde do Brasil devemos conhecer e comparar arealidade brasileira com a de outros países. Avaliar algo baseado somente na própria experiência nacional é levantar pontos de vista limitados e, no caso, microssocial. Precisa-se de uma perspectiva macrossocial, que procure vislumbrar a complexidade do sistema na sua totalidade, todavia considerando que cada país tem a sua história e ela constrói de uma maneira toda particular a trama de relaçõessociais e políticas que definem um patamar de direitos.
Com um intuito semelhante a esse, foi desenvolvido um documentário intitulado "Sicko", que é um filme feito por Michael Moore no ano de 2007, onde se discorre sobre o Sistema de Saúde dos Estados Unidos da América (EUA), comparando-o a alguns sistemas de outros países, como a França, o Canadá, a Cuba e a Inglaterra.
Ao decorrer dessedocumentário verificou que no Canadá, França, Inglaterra e Cuba há tratamento gratuito de saúde de ótima qualidade para todos os cidadãos por conta dos impostos que todos pagam. Em contra partida, o EUA é o avesso da saúde pública dos países mencionados, isso porque não é assunto real de interesse do Governo.
Mas por que em certos países o Governo se interessa pela saúde e em outros não? O própriofilme demonstra que nos países que têm o sistema de saúde de qualidade, como na França, o Governo tem medo do povo, já que este reivindica e exige; porém onde os cuidados da saúde são precários, como nos EUA, o povo tem medo do Governo e aceita todas as suas imposições. No geral, o que foi demonstrado como algo eficaz na melhoria de um país foi a arma já conhecida: o voto. O povo tem a força do votocomo arma para exigir do Governo investimentos no bem-estar geral, mas muitos países não a usam. (MOORE, 2007)
Assim, ao levarmos essa análise para a realidade brasileira, se vê uma saúde pública de qualidade ruim, que é procurada apenas pelas pessoas que não possuem nenhum Plano de Saúde, apesar dos avanços positivos que se obteve desde a Constituição Federal de 1988, destacando o ano de 1990,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • artigos supervisionado do serviço social
  • artigo serviço social
  • Artigo serviço social
  • artigo serviço social
  • artigo serviço social
  • RESENHA DE 4 ARTIGOS
  • artigo vol3 servico social art 45
  • Artigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!