Artigo SEMICONDUTORES

1153 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Introdução aos Sistemas Digitais

SEMICONDUTORES

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade definir um Semicondutor, mostrar a sua funcionalidade e sua relação com sistemas digitais.

Palavras-chave: Artigo científico; Sistemas Digitais;Semicondutor; Informática.

ABSTRACT

This study aims to define a semiconductor, display its functionality and its relationship with digital systems.

Keywords: Scientific article, Digital Systems, Semiconductor, Computer.

1.INTRODUÇÃO

Sem exceção, todo computador, de qualquer tamanho, possui pelo menos um semicondutor. Existem vários tipos de semicondutores, cada um direcionado para diferentes tarefas, com vantagens e desvantagens, e apesar da grande variedade todos trabalham do mesmo jeito.

2. SEMICONDUTOR

Os principais componentes dos equipamentoseletrônicos atualmente são dispositivos semicondutores tais como: diodos, transistores e circuitos integrados. Uma das vantagens deve-se à habilidade de controlar o fluxo de corrente, executando as mesmas funções das válvulas eletrônicas, porémcom tamanho, peso e durabilidade diferenciado.
De acordo com MELCHER (1997), “A condutividade do material depende do número de elétrons que passam para a banda de condução. Este número é tanto maior quanto maior for a temperatura e quanto menor for a energia que separa as duas bandas. Esta energia é representada por Eg, onde o índice g vem da palavra gap, que significa intervalo, em inglês. Os materiais que são isoladores a T=0K mas que têm Eg relativamente pequeno, da ordem de 1eV ou menos, à temperatura ambiente têm condutividade e por isso são chamados semicondutores. [...] Um semicondutor intrínseco é definido pelo fato que a sua condutividade vêm dele próprio. Assim sendo, um semicondutor intrínseco é muito puro e praticamente não contêm impurezas.No semicondutor extrínseco as cargas livres podem vir também de átomos alienígenas, as

Relacionados

  • Regiliao
    80702 palavras | 323 páginas