Artigo Scielo Lideran A

956 palavras 4 páginas
Disponível em http://www.anpad.org.br/rac RAC, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, pp. 643-645, Jul./Ago. 2012

Resenhas Bibliográficas:

Lições de Liderança: Sabedoria para Futuros Líderes.
Bob Seelert. São Paulo: M. Books, 2011. 256 p. ISBN: 978-85-7680-113-9.

Mauro M. Laruccia *
E-mail: mauro.laruccia@gmail.com
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - FEA-PUC/SP
São Paulo, SP, Brasil.

* Endereço: Mauro M. Laruccia
Rua Ministro de Godói, 969, São Paulo/SP, 03138-010.

Copyright © 2012 RAC. Todos os direitos, até mesmo de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte.

M. M. Laruccia

644

Em Lições de Liderança: Sabedoria para Futuros Líderes, o autor compartilha com o leitor a sabedoria que adquiriu na relação com pessoas, eventos e organizações, no decorrer de sua carreira, como executivo principal de cinco empresas. Seelert defende, nessa obra, que para tornar-se um líder de sucesso a pessoa deve dominar pelo menos oito dimensões: preparação, construção e gerenciamento da carreira, estratégia de negócio, operações de negócio, finanças e economia, liderança, cultura e comunicação e espírito pessoal e estilo. O livro desenvolve e analisa todas essas dimensões em oito capítulos.
No capítulo dedicado ao planejamento e elementos fundamentais de estratégia de negócio, o autor preconiza dez regras para conduzir a reestruturação de um negócio em declínio: (a) ao formular metas, comece pela resposta e faça o caminho de volta até a solução; (b) destaque-se imediatamente e se posicione como o novo líder da empresa; (c) dê um senso extraordinário de urgência ao que está fazendo; (d) não fique apenas na sede da empresa. Saia e vá para aonde o trabalho é feito; (e) saia e ouça seus clientes e usuários de produtos/serviços; (f) ouça todos na organização que opinam sobre o negócio com o qual está envolvido; (g) reconheça que é possível fazer o trabalho sozinho; (h) exponha sua visão, propósitos,

Relacionados

  • Enfermeiro líder e seu papel na unidade de saúde hospitalar.
    1531 palavras | 7 páginas
  • ABNT
    26248 palavras | 105 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas