Artigo Saude Ambiental

Páginas: 5 (1177 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2015
Nome da Revista
Vol. X, Nº. N, Ano YYYY
Ligia Falco
Anhanguera Educacional

Lucilene Soares Ribeiro
Anhanguera Educacional
Pedro Henrique Cardoso
Anhanguera Educacional
Vanessa Zanon Ribeiro
Anhanguera Educacional

Tatiani C. S. G. Nunes
Anhanguera Educacional


água tratada, perigo dentro e fora de CASA.
Resumo
Hoje em dia o governo está dando mais atenção em fatores relacionados àprevenção de doenças, como saneamento básico que é de grande importância quando falamos em doenças transmitidas pela água contaminada. O tratamento de água e esgoto tem papel fundamental nesse projeto de prevenção, são muitas as doenças relacionadas, porem de fácil controle e prevenção.
Palavras-Chave: doenças transmitidas pela água, saneamento básico e saúde coletiva.
1. Introdução
Pesquisasdemonstram que as taxas de mortalidade baixa nos países subdesenvolvidos, isto se dá em virtude de melhores números nos indicadores da saúde pública, fatores relacionados à economia, sociais e ambientais.
As doenças transmitidas pela água não se trata apenas de água contaminada, e sim a uma relação de outros fatores, como animais e seres humanos também. A água é o principal meio de transmissão daamebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifóide e paratifóide, hepatite infecciosa e cólera. Porém, existem outras doenças que tem a água como fator relevante na sua transmissão, como a dengue, malária e febre amarela. O mosquito Aedes aegypti precisa da água para se reproduzir e então picar os humanos transmitindo assim a doença.
Outras doenças relacionadas são as verminoses, comoesquistossomose, ascaridíase, teníase, oxiuríase e ancilostomíase. As doenças podem ser classificadas pelo tipo de transmissão, direta ou indiretamente. De transmissão direta são as que o agente etiológico é transmitido diretamente pela água como a cólera, amebíase, giardíase, etc., e as transmitidas indiretamente são a dengue, malária e febre amarela. Para que haja uma boa certificação da água em que se fazingestão, faz parte realizar uma análise das condições em que esse líquido se encontra. Condições esta em dizeres às características físico-químicas da mesma, como pH, cálcio, sódio, flúor.
Segundo Dionéia (1998), as doenças de veiculação hídrica são aquelas em que a água atua como veiculo de transmissão das doenças infecciosas. Os agentes patológicos, ou seja, os microrganismos chegam aágua de várias formas, como por exemplo, pelas fezes de pessoas ou animais infectados. Esses agentes patogênicos podem causar muitos problemas à saúde do homem, principalmente no trato gastrointestinal, essas doenças podem ser causadas por fungos, bactérias, protozoários, vírus e helmintos. A contaminação da água pode ser gerada naturalmente por animais que habitam os mananciais, ou pela poluiçãocausada pelo ser - humano.
Diga-se por vez que a Saúde Pública deve criar métodos de pesquisas e prevenção para orientar a população sobre os danos causados por ingestão e uso de água não tratada. Evitar fossas (pois nestas à presença de água parada, ou seja, contaminada), orientar para que todos da casa utilizem o vaso sanitário (privada), proteger a água de cisternas, poços, não permitindo quesejam contaminadas por fezes humanas, regar as verduras sempre com água limpa, lavar bem as verduras em água corrente, lavar as mãos com água e sabão antes das refeições e todas as vezes que ir ao banheiro, antes e principalmente, depois de utilizá-los, são métodos preventivos e rotineiros para uma maior qualidade de vida livre de patologias hídricas.
2. ObJETIVOS
Objetivo Geral
Avaliar os danosproporcionados sobre uma água não tratada dentro e fora de casa.
Objetivos Específicos
• Reconhecer as condições da água recebida para consumo;
• reconhecer as condições físico-químico da água (cálcio, sódio, pH, flúor,
entre outras);
•citar os benefícios proporcionados pela água à Saúde Publica, bem como a prevenção das doenças infecciosas;
•mencionar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • saude ambiental
  • Saúde Ambiental
  • Saúde Ambiental
  • Saúde ambiental
  • saúde de ambiental
  • Saude ambiental
  • SAUDE AMBIENTAL
  • saude ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!