Artigo Roteirizau00E7u00E3o Distribuidora De Produtos Agropecuu00E1 Rio 2

5554 palavras 23 páginas
ROTEIRIZAÇÃO: Distribuidora de Produtos Agropecuários

Fernando Carlos Cascão Júnior1
Jefferson Ferreira Teles2
Rogério José Carvalho3
Wilian Oliveira Azevedo Ramos4

Resumo

A roteirização de transportes é uma solução que visa otimizar o planejamento de um itinerário de entregas, de modo a gerar uma rota ideal para atender às necessidades de entrega de produtos ou serviços. Por meio dessa afirmação o presente trabalho possui como objetivo principal demonstrar como um software de roteirização facilita a distribuição física de uma empresa distribuidora de produtos agropecuários. Portanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica associada com um estudo de caso no qual foi justificado a implantação do software e suas melhorias no processo de distribuição. Após a inserção do software houve redução significativa da quilometragem ociosa. Os resultados obtidos com essa implementação foram extremamente satisfatórios, tornando assim uma empresa mais competitiva e melhorando o nível de serviço oferecido aos clientes.

Palavras-chave:Distribuição física, Roteirização,Distribuidora.

1–Introdução

O serviço de distribuição é o ponto final de um processo que vem desde a emissão dos pedidos, armazenamento, expedição e por fim o recebimento destes pelo comprador, que passa a ser o responsável pelos itens que recebe, mas para colaborar com a eficiência destas operações, a roteirização agregou vantagens para quem vende e para quem comprar, devido a agilidade nos processos (Novaes, 2007).
Conceituar roteirização é falar de forma concreta de um meio de trazer aos clientes um serviço de alto nível, mantendo os custos de operação e capital empregado em números cada vez mais baixos, não deixando de observar as restrições e todos os tipos de impedimentos que possam atrapalhar ou na menor das hipóteses dificultar as operações. A busca de excelência na competitividade tem que reunir todos os envolvidos, desde o vendedor ao motorista que está entregando o produto solicitado pelo cliente.

Relacionados