Artigo Revisado Modificado

Páginas: 20 (4894 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
TEMA

A GESTÃO DEMOCRÀTICANAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL



AUTORES:
Elaine
Ines
Jesica
Marenilda





















RESUMO

A gestão da escola para se constituir a partir do fundamento democrático, deve ter.
Como princípios básicos: participação e autonomia. Pedagogicamente esse processo, Exige que a escola se arme de instrumentos que visem garantir esses princípios e seVoltempara a especificidade dos objetivos da escola: garantir o processo de formação.
Do cidadão, que envolve não apenas o conhecimento e aprendizagem de conteúdos pré-determinados,

A Constituição de 1988 combina representação e participação direta, tendendo, pois, para a democraciaparticipativa. [19]

















Palavras chave: DEMOCRÁCIA Organizações Não Governamental Tutela Jurídica; Estado.A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA
O processo constituinte de 1987-1988 transcorreu sob o signo das lutas pela democratização do país e pela consequente extensão da cidadania plena aos trabalhadores e excluídos. Nesta esteira e ao menos nominalmente, a "Constituição Cidadã" apresenta conteúdos que, à data de sua promulgação, se revelaram altamentepromissora.
A Constituição de 1988 combina representação e participação direta, tendendo, pois, para a democraciaparticipativa. [19]
A Carta Federal vigente seria uma panaceia para o desenvolvimento da democracia participativa a partir de uma democracia semidireta face aos seguintes dispositivos:
Art. 1º. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e doDistrito Federal, constitui-se em Estado Democrático deDireito e tem como fundamentos:
[...]
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com igual valor para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I – plebiscito;II – referendo;
III – iniciativa popular.




Bases epistemológicas: o fio condutor das relações



O termo ‘gestão democrática’ não aparece no vocabulário, na literatura e nas conduções das políticas públicas para a educação da atualidade por acaso.É fruto de ideias, os sentidos, os valores de determinadas pra ticas sociais estão embasadas no que chamamos de paradigma. Paradigmaentendido não apenas como modelo ou padrão, mas também como um campo complexo de conceitos que contém e comporta uma determinada
concepção de homem e de mundo e das relações que se estabelecem entre sujeito e o objeto do conhecimento.
A análise das bases epistemológicas da gestão democrática da escola supõe, e até exige, uma análise
dos paradigmas que estão na base dasformas de organização social e política assumidas pela sociedade atual.

Os processos de gestão escolar não se fazem no vazio ou de forma neutra,realizando-se,em vez disso,
no seio de uma formação econômico-social, sendo,portanto,determinados pelas forças concretas,Assim podermos dizer que tais processos baseiam-se em uma concepção educacional, que por sua vez, derivam de determinadosparadigmas vigentes.
(PARO,2001).A democracia participativa implica o exercício direto e pessoal da cidadania nos atos de governo. [21]
Contudo não se trata de uma democracia direta remontando à ágora, mesmo a uma ágora tele eletrônica; trata-se de uma democracia semidireta palmilhando no sentido da democracia direta, ou seja, preservará por muito tempo alguns dos clássicos mecanismos da democraciarepresentativa para aproximá-la cada vez mais da democracia direta. [22]
Mas nessa democracia semidireta a porção representativa será mínima, ao passo que a presença de mecanismos da democracia direta será máxima, observando-se dessa forma mecanismos de controle perante o exercício do Poder Legislativo por intermédio de consulta popular, destacando ainda que o mandato poderá ser revogado.
Neste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • artigo revisado
  • ARTIGO JORGE MARQUES REVISADO
  • ARTIGO REVISADO 1
  • Artigo Final REVISADO 05
  • NEUSA Artigo Artigo Revisado LU
  • Artigo Marta Revisado
  • ARTIGO REVISADO ESCOLA DE GESTORES
  • ARTIGO REVISADO 3

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!