Artigo Rev3 aaa

2546 palavras 11 páginas
Especialização em Engenharia de Manutenção – ABRAMAN-IEC-PUCMINAS

Recondicionamento de torno convencional

Autor: Rodrigo Silva de Castro
Cascadura Industrial S.A.
Engenheiro mecânico 2 anos de expêriencia como ferramenteiro, 10 anos como torneiro e 2 meses como coordenador de produção rodrigo.silva@cascadura.com.br rodrigosilvadecastro@gmail.com

Professores orientadores: Prof. Dr.Daniel Enrique Castro, Phd Prof. Marlon A. Pinheiro, Msc
Resumo. O mercado atual de recuperação de peças exige que as empresas forneçam produtos de qualidade e prazos cada vez menores, para isto, é necessário mão de obra qualificada e máquinas que atendam as exigências de qualidade exigidas pelos processos atuais. Para se conseguir maquinas produtivas que produzam qualidade é necessário uma manutenção eficiente, mas por mais bem cuidadas que sejam, as máquinas apresentam vida útil relacionada com a taxa de utilização. Logo, este trabalho aborda a recuperação de um torno baseando-se na qualidade dos produtos por ele manufaturados, que não atendiam as especificações dos projetos. Esta máquina passou pelo processo de reforma e na sequencia os produtos por ela manufaturados passaram por avaliação metrológica a fim de atestar a melhoria das condições de trabalho da máquina e o rigor dimesional pela ação da reforma.
Palavras-chave: reforma, maquina operatriz.
'1. Introdução
Os processos de conformação por usinagem são amplamente utilizados na fabricação,ajuste e recuperação de componentes utilizados em sistemas mecânicos. Logo, a precisão dimensional deve ser atendida.
As operações de desbaste por torneamento são utilizadas em peças cilindricas, combinando um série de movimentos, como os de avanço da ferramenta e rotação da placa de fixação, onde o material a ser trabalhado se encontra.
Componentes mecanicos tendem a se desgatar com o tempo de uso, logo, a qualidade dos produtos manufaturados tende a piorar ao longo do tempo, manutenções devem ser executadas no

Relacionados

  • Trafo
    127718 palavras | 511 páginas