Artigo realibilatação e restauro igreja são joaquim de garopaba

Páginas: 25 (6112 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
REABILITAÇÃO E RESTAURO IGREJA SÃO JOAQUIM DE GAROPABA

Flávia Machado Teixeira

RESUMO
Os monumentos antigos que chegaram até nós íntegros foram aqueles que mantiveram uma função social continuada. Assim, quando um edifício, tal qual uma igreja, fecha suas portas para o público pode-se considerar que está prestes a se transformar em ruína, caso providências de reabilitação e restauro nãosejam adequadamente encaminhadas. Trata-se no presente artigo do levantamento, análise de dados e partido a ser adotado quanto a reabilitação e restauração da Igreja São Joaquim de Garopaba - SC, considerada patrimônio histórico-cultural da cidade, inaugurada em 1846, que encontra-se com diversas patologias e impossibilitada de receber fieis e demais visitantes. O projeto de reabilitação e restauroda Igreja São Joaquim de Garopaba propõe que a edificação regresse em algumas mudanças realizadas, para que sejam devolvidas características do estilo original da Igreja.

Palavras-chave: Igreja São Joaquim de Garopaba. Restauro. Reabilitação.

1 INTRODUÇÃO
É preciso compreender que a arquitetura, quando perde seu uso social, transforma-se em arqueologia. Por isso, a conservação domonumento depende, primordialmente, da função. Os monumentos da antiguidade que chegaram até nós íntegros foram aqueles que mantiveram uma função social continuada, (entre outros o Panteon de Roma e a igreja de Santa Sofia, em Constantinopla). Portanto, um dos atributos principais da restauração arquitetônica, em qualquer época, é a reintegração do monumento na vida sociocultural. (AZEVEDO, 2003, p. 20)Trata-se no presente artigo do levantamento, análise de dados e partido a ser adotado quanto a reabilitação e restauração da Igreja São Joaquim de Garopaba - SC, considerada patrimônio histórico-cultural da cidade, inaugurada em 1846. Está localizada no Centro do Município, primeira localidade a ser povoada e, também, a maior área urbana de Garopaba.
A falta de manutenção juntamente com opassar dos anos causaram várias patologias na edificação, que afetam sua integridade física. A reabilitação e restauro do local se fazem necessários pelo mal estado de conservação em que se encontra o edifício.
A Igreja São Joaquim é um dos principais atrativos turísticos da cidade. Sua posição estratégica, situada ao nordeste da baía de Garopaba, em um ponto mais elevado, forma com a praia centraluma paisagem admirável, sendo local de muito apreço tanto para turistas quanto para moradores. Sendo assim, apesar de necessário estruturalmente, o restauro é essencial para que a população possa voltar a realizar eventos religiosos naquele local.

Figura 01: Praia Central, ao fundo, Igreja São Joaquim de Garopaba.
Fonte: http://www.garopabamidia.com.br.

Noinício deste século XX foi construída uma nova Igreja Matriz em Garopaba já que a antiga não dispunha de espaço para receber os fiéis, que cresceram juntamente com a ascensão turística da cidade. Com isso, as esculturas dos Santos foram guardadas numa sala anexa ao corpo da antiga Igreja e os eventos religiosos que eram realizados na graciosa Igreja São Joaquim foram transferidos para a novaIgreja. Essa situação agravou o descaso das autoridades para com a reabilitação e restauro da antiga matriz.

2 QUADRO CONCEITUAL
A referência teórica para o restauro e reabilitação da Igreja São Joaquim de Garopaba, trata-se da Carta de Veneza de 1964. Os princípios contidos nesta, reunidos a referenciais de caráter projetual/conceitual como a Catedral Metropolitana de Florianópolis, Matriz SantoAntônio dos Anjos e Igreja Bom Jesus do Socorro, fornecem fundamentos para o levantamento de dados referente à pesquisa como também para o partido geral da proposta.
REFERÊNCIAL
2.1 Carta de Veneza
Carta internacional sobre a conservação e o restauro de monumentos e sítios formulada no Segundo Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos dos Monumentos Históricos, na Cidade de Veneza, no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESTAURO SALA SÃO PAULO
  • A FEIRA DE SÃO JOAQUIM
  • jeira de são joaquim
  • RESTAURO DA IGREJA DA ORDEM TERCEIRA-CONCREJATO
  • Igreja de são sebastião
  • Resenha sobre feira de são joaquim
  • A Igreja de São Pedro de Rates
  • Igreja são francisco de assis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!