artigo qualidade

Páginas: 12 (2834 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014
A importância da valorização de talentos humanos nas indústrias alimentícias em Goiânia nos últimos 5 anos.

Resumo


A relação da alta rotatividade nas indústrias alimentícias de Goiânia com a baixa valorização do colaborador. Nos últimos cinco anos, as indústrias alimentícias de Goiânia, identificaram baixa produtividade e alta rotatividade de colaboradores gerando uma necessidadevalorizar os talentos humanos no setor da área produtiva. Nas indústrias alimentícias de Goiânia o índice de rotatividade é elevado devido a falta de valorização do colaborador, em especifico na área remunerativa. Levantar o índice de rotatividade e baixa produtividade nas indústrias alimentícias de Goiânia, relacionado com a falta de valorização do colaborador serão as hipóteses básicas para adequare solucionar esse fato. Essas informações levantadas geraram um norte para alocar planejamentos estratégicos com o intuito de minimizar o máximo possível essa rotatividade colaborativa.


Palavras-chave: turnover, rotatividade, valorização, planejamento e indústria.























1-Introdução

O estudo pauta de maneira geral na área do conhecimentoadministrativo, notando-se que as indústrias goianas do ramo alimentícias vêm sofrendo um grande índice de turnover, ou seja, a rotatividade de colaboradores na grande maioria na área operacional, desperta a curiosidade de poder identificar as possíveis falhas desse segmento.
Em meados de março de 2014 a grande oferta de empregos na área alimentícia industrial da grande Goiânia, principalmente paracargos e funções operacionais, fez com que indicadores específicos, como o freqüente anuncio da mesma vaga no jornal por vários dias e semanas, só demonstraram que algo administrativamente não está alinhado da forma correta, pois o grande índice de turnover em empresas de grande porte são fatores que devem ser analisados com bastante afinco.
Após identificar essa variável, decidi focar umestudo voltado para saber das razões e o porquê desses índices tão altos na rotatividade da empresa. A primeira ação a ser tomada foi elaborar um estudo especifico focado em descobrir essas razões, e após alguns planejamentos executei duas ações iniciais a serem executadas.
A primeira foi elaborar um estudo analítico no setor de Recursos Humanos de uma dessas indústrias, pautado por levantarinformações básicas, como por exemplo: A saída do colaborador da empresa se deu por vontade própria ou por necessidade da empresa? Quanto tempo esse colaborador ficou? Qual foi o motivo de sua demissão por parte da empresa? Qual foi o motivo pelo qual o colaborador pediu sua rescisão contratual de trabalho?
Com esse levantamento de informações a solução para esse tunover alto pode ser solucionada,pois identificar esses problemas e elabora medidas corretivas para tal situação pode ser a saída mais rápida e eficiente para que as indústria possam controlar essa anormalidade funcional.
Rugenia Maria Pomi, co-fundadora de Genesis Desenvolvimento e Potencialização Humana e Sextante Brasil e professora do MBA-RH da Fundação Getúlio Vargas - RJ e da USP, fala sobre os impactos que a rotatividadeprovoca às organizações. "O alto turnover é sinônimo de perda de produtividade, de lucratividade e de saúde organizacional. Impacta na motivação das pessoas, no comprometimento, que acaba gerando ainda mais absenteísmo, mais rotatividade, interferindo na credibilidade junto aos clientes", afirma Pomi.


2-Método adotado

Para elaborar este trabalho de pesquisa, foram utilizados algunsmétodos e processos, especificados abaixo.
A abordagem deste trabalho constitui-se quanto aos objetivos, numa pesquisa descritiva, que conforme Gil (1991, p. 46), as pesquisas descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. Uma de suas características mais significativas esta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ARTIGO-QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
  • Artigo benchmarking em qualidade e vendas
  • Artigo qualidade de vida no trabalho
  • Artigo
  • Artigo: Qualidade de vida
  • Gestão da qualidade em serviço
  • RESUMO CRÍTICO DO ARTIGO: “O QUE É QUALIDADE?”
  • ARTIGO PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE QUALIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!