Artigo QUAL O PAPEL DO SELECIONADOR NO CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS?

2144 palavras 9 páginas
QUAL O PAPEL DO SELECIONADOR NO CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS?

Thiago Alves de Sousa¹
Graduando em Administração pela Faculdade FAMA Imperatriz-MA
4º período “U”. thalvesadm@hotmail.com

Professor orientador: Regivaldo

RESUMO

As organizações só alcançam os seus objetivos organizacionais, por meio da administração com pessoas, assim, a contratação de um novo colaborador é uma das mais importantes atividades. Desta forma, como conseqüência , faz-se cada vez mais necessário que o selecionador tenha uma preocupação com o recrutar, selecionar, acompanhar, orientar e desenvolver seus colaboradores, sempre contando com uma gestão transparente, coerente e pró-ativa. E para isso, torna-se indispensável que essas atividades sejam estrategicamente planejadas, eticamente praticadas e estejam alinhadas com a missão da organização.

Palavras-chave: Organizações; Pessoas; Recrutamento; Seleção.

Imperatriz-MA
2013
1. Introdução

O mercado é o espaço de transações, onde existem trocas e intercâmbios entre aqueles que oferecem e procuram produtos e serviços. O mercado de trabalho é composto pelas ofertas de oportunidades de trabalho oferecidas pelas diversas organizações, sendo este dinâmico e com contínuas mudanças (CHIAVENATO, 2008).
Com base nesse enfoque, o processo de captação de pessoas acaba sendo um meio de suprir uma das principais demandas organizacionais - colaboradores qualificados. Nesse processo a reflexão sobre o papel de cada indivíduo no contexto organizacional sobressai o puro conhecimento/distinção das competências. Pois é necessário acreditar que são as pessoas que fazem a diferença dentro das organizações, sendo o capital intelectual um dos seus maiores ativos.
Nessa perspectiva, cabe salientar que tal conceito exige uma nova postura do selecionador. Na verdade, uma atitude inovadora, uma vez que deve aprimorar seus conhecimentos, reavaliando suas crenças e valores, a fim de melhorar

Relacionados