Artigo Publicado RMPE157

8943 palavras 36 páginas
José Morais Monteiro, Jenny Dantas Barbosa
CONTROLADORIA EMPRESARIAL: GESTÃO ECONÔMICA
PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
CONTROLLING BUSINESS: ECONOMIC MANAGEMENT
FOR MICRO AND SMALL ENTERPRISES.
José Morais Monteiro
Faculdade de Sergipe – FASE zemorais@superig.com.br Jenny Dantas Barbosa
Universidade Federal de Sergipe - UFS jennyufs@gmail.com Resumo
O presente trabalho tem por objetivo identificar a aplicabilidade da Controladoria Empresarial nas micro e pequenas empresa para aperfeiçoar o processo da gestão. As informações foram coletadas com entrevistas aos gestores/proprietários de quarenta micro e pequenas empresas nos municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, Sergipe. Dentre os resultados destacam-se:
a) as ferramentas da Controladoria Empresarial (planejamento, orçamento, análise financeira, gestão da informação), não são utilizadas por completo nas empresas pesquisadas; b) os micro e pequenos empresários possuem uma visão integrada da gestão e da necessidade de informações para que os objetivos sejam alcançados de forma mais coerente e com minimização de riscos do negócio; c) a percepção dessa evolução é aparente quando os entrevistados afirmam a necessidade de ampliar o conhecimento sobre estratégia, controles, finanças e contabilidade gerencial, com o fim específico de ter informações para decidir os rumos do empreendimento.
Dessa forma, consolida-se a necessidade de administrar as micro e pequenas empresas com profissionalismo, objetivando reduzir o óbito empresarial do segmento, uma vez que a representatividade no cenário econômico e social do país é considerável.
Palavras-chaves: Controladoria empresarial, micro e pequenas empresas em Sergipe, análise financeira. Abstract
This study aims to identify the applicability of the Comptroller of Enterprise in micro and small enterprise to improve the process of management. The information was collected from interviews with managers/owners of forty micro and small enterprises in the cities of Aracaju

Relacionados