ARTIGO PROJETO VIVA MELHOR UNIMED NA LANHOUSE

2985 palavras 12 páginas
PROJETO: CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA DO EXERCÍCIO FÍSICO

PROFESSORA E ADMINISTRADORA DO PROJETO:
GABRIELA KATARINA LEONÊZ DA SILVA

MACEIÓ/2015

1 INTRODUÇÃO
Hoje se vive uma era de conquista de direitos e vive-se também o desrespeito desses mesmos direitos. Assim, cada vez mais se acentua e fortalece o processo de exclusão social entre idosos.
Neste sentido, promover condições capazes de oportuna o convívio social, a experiência com novos conhecimentos e a interface entre gerações são contingentes determinantes para melhorar a percepção do idoso sobre si e entender o mundo que o rodeia.
Com a questão do aumento da expectativa de vida no Brasil, tem-se por consequência um aumento significativo de pessoas idosas, e a sociedade deve repensar sobre a aposentadoria e o que fazer após a mesma. Sobre isso comenta (Sá, 2008, p.54): As pessoas tendo uma maior expectativa de vida começam a questionar-se a respeito de alguns sonhos esquecidos, um retornar a faculdade (o que hoje é até estimulado por algumas instituições de ensino), ou ainda a segunda profissão, que no passado era realizada como hobby ou complemento familiar e, hoje se torna a profissão principal.
A qualidade de vida é influenciada pelo estilo de vida década um, e um estilo de vida saudável inclui a atividade física (AF) regular, considerada um componente importante. São incluídos ainda bons hábitos alimentares, sono adequado, controle de peso e baixo consumo de álcool e de tabaco (Sharkey, 2001). Um modelo de qualidade de vida na velhice foi elaborado por Lawton (2011), englobando quatro dimensões conceituais: a competência comportamental, condições ambientais, qualidade de vida percebida e bem-estar subjetivo. A inserção do idoso em atividades físicas resulta em maior capacidade de autonomia, o que, por sua vez, pode melhorar a qualidade de vida. (Matsudo; Matsudo; Barros, Neto 2009)
Dentre diversos planos de implantação de uma melhor qualidade de vida,

Relacionados