Artigo Projeto Produto Enegep1998

2846 palavras 12 páginas
PROJETO DO PRODUTO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Nilton Luiz Menegon
Departamento de Engenharia de Produção/ UFSCar. menegon@power.ufscar.br Ronaldo Soares de Andrade
Escola de Engenharia e COPPE/UFRJ ronaldo2@pep.ufrj.br ABSTRACT

A discussion of the connection of product development process with the activities of production engineering envisaging the teaching of production engineers. The usefulness of a framemework for product development as a reference for teaching and practice is commented. Area: Engenharia do Produto
Sub-area: Projeto do Produto
Key words: product development, engineering design, production engineering teaching.

1. Introdução
A engenharia de Produção no Brasil passa no momento por um processo de discussão em torno de sua base tecnológica e de perfil profissional. Independentemente dos rumos desta discussão, desde já pode-se identificar a importância que a atividade de concepção dos dispositivos técnicos, sejam artefatos de consumo ou de produção, assume na profissão.
Neste trabalho objetiva-se contextualizar a questão do projeto frente às novas condições de concorrência, indicando caminhos a serem seguidos na abordagem do tema de projeto no ensino de engenharia de produção.
2. Justificativa
A abertura econômica em diversos países com subseqüente unificação de mercados regionais; as rápidas mudanças tecnológicas; o aumento da facilidade e da velocidade de acesso à informações e a personalização e maior segmentação de mercados; que caracterizam a realidade sócio-econômica em nosso tempo, determinam para as empresas a necessidade da produção de produtos word class. Para tanto, as empresas tem adotados estratégias tecnológicas e organizacionais que buscam fundamentalmente a flexibilidade dos sistemas produtivos. No campo organizacional, consolida-se o conceito de network manufacturing (D’Amours et al., 1995), caracterizado pela estruturação de pequenas empresas em rede com capacidade de produzir uma variedade de produtos eficientemente.
Dentro

Relacionados

  • enegep2009 TN STO 091 615 12985
    6365 palavras | 26 páginas