Artigo Programas TV anos 80 - Balão Magico

1463 palavras 6 páginas
Resumo

O texto traz uma pequena análise sobre as características, a estrutura e alguns contextos históricos e culturais de um dos programas Infantis de grande audiência da década de 80. A Turma do balão mágico marcou a sua década com músicas lembradas ate hoje.

Introdução

A Turma do Balão Mágico começou sua carreira como uma banda de gênero infantil dos anos 80. Decorrente do grande sucesso como banda e dos shows pelo Brasil, ganhou seu espaço na televisão, iniciando o programa infantil Balão Mágico na Rede Globo a partir de 1983. Seus álbuns venderam mais de 10 milhões de cópias no Brasil. Tornando-se uma das maiores bandas infantis da história do Brasil o grupo lançou 5 álbuns e emplacou muitas musicas de sucesso como por exemplo Amigos do Peito, Superfantástico e Ursinho Pimpão. Algumas outras musicas também marcaram e ficaram na lembrança como Baile dos Passarinhos, É tão Lindo, barato bom e da barata e Tic-Tac. Fez muito sucesso entre as crianças, que adoravam assistir ao programa comandado também por crianças. O programa, com cerca de 1 hora de duração, apresentava números musicas, sorteios desenhos animados e algumas dramatizações como ganchos para certos assuntos.

O Programa

Com Direção de Rose Nogueira e supervisão de Nilton Travesso, inicia no dia 07 de março de 1983 o programa infantil Balão Mágico com produção da TV Globo de São Paulo. O programa fez muito sucesso com as crianças por ser apresentado também por crianças, Simony, a única integrante a ser considerada como “líder” do Balão, começou sua carreira com 5 anos. O programa com cerca de 1 hora de duração era composto por números musicais, dirigidos por Edi Newton, sorteios de brindes e desenhos animados como O Homem-Pássaro, Pernalonga, Os Flintstones, Popeye, A Turma do Zé Colmeia, Os Smurfs, He-Man, Mulher Aranha e Superamigos, garantiam o grande sucessos com o público Infantil. Algumas pequenas histórias eram usadas como gancho para a

Relacionados