ARTIGO PPT

Páginas: 10 (2259 palavras) Publicado: 9 de julho de 2013
INTRODUÇÃO
O surgimento da Língua Portuguesa está profunda e inseparavelmente ligado ao processo de constituição da Nação Portuguesa. Na região central da atual Itália, o Lácio, vivia um povo que falava latim. Nessa região, posteriormente foi fundada a cidade de Roma. Existiam duas modalidades do latim: o latim vulgar e o latim clássico. O latim vulgar era somente falado. Era a língua docotidiano usada pelo povo analfabeto da região central da atual Itália e das províncias: soldados, marinheiros, artífices, agricultores, barbeiros, escravos, etc. Era a língua coloquial, viva, sujeita a alterações freqüentes. Apresentava diversas variações. O latim clássico era a língua falada e escrita, apurada, artificial, rígida, era o instrumento literário usado pelos grandes poetas, prosadores,filósofos, retóricos... No século III a.C., os romanos invadiram a região da península ibérica, iniciou-se assim o longo processo de romanização da península. A dominação não era apenas territorial, mas também cultural. No decorrer dos séculos, os romanos abriram estradas ligando a colônia à metrópole, fundaram escolas, organizaram o comércio, levaram o cristianismo aos nativos. . . A ligação com ametrópole sustentava a unidade da língua evitando a expansão das tendências dialetais. Ao latim foram anexadas palavras e expressões das línguas dos nativos. Depois de cerca de várias invasões territoriais e dominavam com outras línguas, os cristãos, principalmente do norte, nunca aceitaram os domínios e organizaram expulsões. Durante uma das Guerras, vários nobres lutaram para ajudar D. AfonsoVI, rei de Leão e Castela. Um deles, D. Henrique, conde de Borgonha, destacou-se pelos serviços prestados à coroa e por recompensa recebeu a mão de D. Tareja, filha do rei. Como dote recebeu o Condado Portucalense. Continuou lutando na guerra e anexando novos territórios ao seu condado que foi tomando o contorno do que hoje é Portugal. D. Afonso Henriques, filho do casal, funda a Nação Portuguesaque fica independente em 1143. A língua falada nessa parte ocidental da Península era o galego-português que com o tempo foi diferenciando-se: no sul, português, e no norte, galego, que foi sofrendo mais influência do castelhano pelo qual foi anexado. Em 1290, o rei D. Diniz funda a Escola de Direitos Gerais e obriga em decreto o uso oficial da Língua Portuguesa.

Língua Portuguesa: Aquisição DaLinguagem
Em 1970 houve o início do processo de democratização do acesso escolar no Brasil. Uma escola preconceituosa e elitista, que começou a ser promotora da emancipação e da transformação durante a década de 1990. A partir daí, mudou-se o conceito de reprovação, mesmo não dominando conteúdos tradicionais, muitos alunos vem sendo promovidos a níveis mais elevados. Aumentou-se assim a oferta eo acesso as vagas de nível superior. E ai surgem os alunos que não são aptos leitores e produtores de texto (letrados), e se o aluno não sabe, cabe ao professor ensinar, e não ter uma posição autoritária e excludente, consequentemente reprovando-os.
Pela concepção pedagógica libertadora desenvolvida pelo educador Paulo Freire: “Ninguém ensina nada a ninguém, os homens aprendem em comunhão,mediados pelo mundo”. Segundo Schirley Horácio de Góis Hartmann e Sebastião Donizete Santarosa, concebemos a linguagem verbal como construção histórica. Nossa constituição como sujeitos também está vinculada ao processo histórico de constituição da linguagem. A linguagem é trabalho social e histórico seu, dos outros e para com os outros. Não aprendemos as palavras em dicionários e gramáticas, nósaprendemos dos lábios e das escritas de nossos mestres.
Segundo Vigotsky, (1991, pg 64), cada indivíduo é único e, por meio de seus processos psicológicos mais sofisticados (que envolvem consciência, vontade e intenção), constrói seus significados e recria sua própria cultura. A linguagem faz parte da essencialidade da vida humana, estabelecendo relações sociais, à construção e à transmissão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ppt Artigo
  • Ppt
  • PPTs
  • Ppt
  • PPT teologia
  • Farmaco Ppt
  • PPT Gest O
  • Ppt I

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!