Artigo POPULA O E RECURSOS CRESCIMENTO POPULACIONAL E O USO DOS RECURSOS EM TUCURU

4074 palavras 17 páginas
POPULAÇÃO E RECURSOS: CRESCIMENTO POPULACIONAL E O USO DOS RECURSOS
HÍDRICOS NA CIDADE DE TUCURUÍ/PA
Gilberto de Miranda Rocha1
Izaura Cristina Nunes Pereira2
I-INTRODUÇÃO
A relação população – recursos ressurge como tema de fundamental importância na atualidade.
Traz à tona um velho debate que permeia as bases teóricas da ciência demográfica e da geografia da população: a relação entre o crescimento populacional e os recursos naturais.
Tal relação tem sido colocada de forma negativa. O crescimento populacional apresenta-se como um fator negativo frente à disponibilidade dos recursos naturais. O marco dessa discussão, sem dúvida foi à obra de Thomas Robert Malthus intitulada “Essay on the of population as it affects the future improvement of society”, que teve sua primeira edição publicada em 1798, iniciando um debate que persiste até os dias atuais, porém com uma nova roupagem. Esse teórico através do empirismo lógico
(HARVEY, 1981), preocupou-se basicamente com a problemática entre crescimento populacional e a produção de alimentos. A natureza, as pestes, as doenças e as guerras, exerceriam papéis fundamentais na manutenção do equilíbrio entre população versus recursos.
O debate contemporâneo assume algumas dimensões específicas ao direcionar o discursso para alguns elementos como os recursos hídricos, por exemplo. Determinações múltiplas concorrem para que os recursos hídricos se constituam uma questão, merecendo a preocupação da sociedade em geral. O crescimento e a concentração populacional e a urbanização são elementos partícipes dessa problemática.
No contexto urbano, a escassez da água é, sobretudo gerada socialmente, por dois motivos: o incremento do consumo habitacional e industrial e a ampliação da área urbanizada com a conseqüente impermeabilização da superfície assim como a pressão sobre os mananciais pela diversificação de seus usos. Na Amazônia, região que abriga 15% da água doce do planeta, a escassez de água até recentemente não se constituía parte

Relacionados

  • matematica aplicada
    35933 palavras | 144 páginas