Artigo_PlanejamentoFinanceiro

8068 palavras 33 páginas
0
FACULDADE LUTERANA SÃO MARCOS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO NA
EMPRESA BONET INDUSTRIAL

RODRIGO SILVA BONET

Alvorada
2011/2

1
FACULDADE LUTERANA SÃO MARCOS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO NA
EMPRESA BONET INDUSTRIAL

RODRIGO SILVA BONET

Artigo Científico como requisito para obtenção do título de Bacharel em
Administração pela Faculdade Luterana
São Marcos.

Professor orientador: Cláudio Soares dos Santos

Alvorada, Novembro, 2011.

2
RESUMO
O presente trabalho foi desenvolvido na marcenaria Bonet Industrial, uma empresa do ramo moveleiro, localizada em Porto Alegre - RS, que apresenta características de empresa familiar, com enfoque específico às movimentações financeiras e ao planejamento financeiro. O controle das movimentações financeiras é indispensável em uma empresa, pois disponibiliza aos administradores informações valiosas sobre os aspectos financeiros da organização, além de possibilitar a monitoração constante de recursos presentes e futuros. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar a estrutura procedimental atual para o controle das movimentações financeiras, mapear todos os ingressos e saídas que deverão ocorrer em curto prazo, avaliar o comportamento das receitas e despesas correspondentes ao período de Janeiro de 2010 a Setembro de 2011, sugerir a implantação de controle adequado dos fluxos financeiros, bem como o planejamento financeiro.
Os procedimentos metodológicos selecionados para utilização na pesquisa serão quanto aos fins: descritiva, metodológica e aplicada, e quanto aos meios: pesquisa de campo, documental, bibliográfica e estudo de caso.

Palavras-chave: Controle das movimentações financeiras. Fluxos financeiros.
Planejamento financeiro.
INTRODUÇÃO
O mercado no ramo moveleiro torna-se cada dia mais competitivo. A alta qualidade, bem como serviços prestados, organização, inovação e preço são fatores-chave para o sucesso neste ambiente. Essa característica é indispensável. Sem eles

Relacionados