Artigo_petroleo

3628 palavras 15 páginas
O PETRÓLEO

J. C. PAZ, M. de ALCINO

Universidade Federal do Pampa, Faculdade de Engenharia Química e-mail: {j.cpaz, marceloalcino1}@hotmail.com

RESUMO – Este artigo tem por objetivo aprofundar os conhecimentos básicos sobre o petróleo. Apresentando, tanto os aspectos históricos, quanto os de extração e refino relacionados a tal produto. Contendo uma definição geral do que é considerado petróleo, bem como os aspectos básicos das demais operações realizadas, desde sua descoberta, até a obtenção da matéria prima, para os produtos finais.

ABSTRACT - This article aims to deepen the basic knowledge about oil. Featuring both it’s historical aspects , like about it’s extraction and refining. Containing a general definition of what is considered oil as well as the basics of the other transactions since it’s discovery until the obtaining of the raw materials to final products.

PALAVRAS-CHAVE: petróleo; hidrocarboneto; Petrobras.

1. O PETRÓLEO
O petróleo, é por definição: combustível fóssil. Líquido, oleoso, rico em hidrocarbonetos, principalmente alcanos.
Encontrado no subsolo, não como uma espécie de rio subterrâneo ou camada líquida entre as

rochas sólidas, mas sim impregnado nas rochas sedimentares, em profundidades que variam de poucos metros da superfície, chegando até mesmo a mais de 3 km abaixo da superfície, tanto em terra firme, quanto em terras submersas.(THOMAS, 2001).

Existem várias teorias para a origem do petróleo, atualmente a mais aceita é de que tenha sido formado através do acúmulo de resíduos orgânicos, oriundos da decomposição de rochas sedimentares

utilizado foi a perfuração por percussão movido a vapor. A American Society Techinals Materials
(ASTM) o define como petróleo como: "Uma mistura de ocorrência natural, consistindo predominantemente de hidrocarbonetos a derivados orgânicos sulfurados, nitrogenados e/ou oxigenados, a qual é ou pode ser removida da terra no estado líquido”.

2 HISTÓRIA DO PETRÓLEO
O petróleo, na antiguidade era retirado

Relacionados