Artigo otimiz arranjo fisico

2981 palavras 12 páginas
Reorganização de arranjo físico visando a otimização do fluxo de valor
Gustavo Gerlach (FAHOR) gg000675@fahor.com.br
Leandro Reichert (FAHOR) lr000811@fahor.com.br
Cristian Samuel Lipke (FAHOR) cl000703@fahor.com.br
Joel Antônio Tauchen (FAHOR) tauchenjoela@fahor.com.br

Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma pesquisa teórica a respeito de Arranjos
Físicos e Mapeamento do Fluxo de Valor e desempenhar um estudo acerca do layout adotado por uma empresa de pequeno porte localizada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Aproveitando-se do fato de que a mesma está ampliando seu espaço físico, sugerir-se-ão algumas melhorias no arranjo físico e nos processos. Foi realizado um diagnóstico da situação atual do layout e do fluxo de valor de um produto de grande saída e, posteriormente, desenvolvida uma proposta pós-ampliação para rearranjo das máquinas, equipamentos e pessoas, visando a otimização das operações. Por fim, são apresentadas as análises dos resultados da aplicação do estudo, as quais apontam uma redução de lead time de aproximadamente 42% com a implantação do método proposto.
Palavras-chave: Arranjo Físico, Produção Enxuta, Mapeamento do Fluxo de Valor.
1. Introdução
Atualmente, observa-se nas organizações uma incessante busca pela otimização dos processos produtivos. Isto se dá porque o mercado, cada vez mais globalizado e competitivo, exige diferenciais por parte das empresas que pretendem manterem-se vivas. Numa operação produtiva, uma das características mais importantes e evidentes é o arranjo físico – também chamado de layout –, que diz respeito à localização de máquinas, equipamentos e pessoas. É o layout que determina o fluxo dos materiais, informações e clientes dentro da operação.
O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de caso no qual se aplicou os conceitos de layout pertinentes à Manufatura Enxuta, com o propósito de identificar os pontos falhos do sistema atual e sugerir melhorias para o mesmo, através da
utilização

Relacionados

  • Técnicas de otimização no processo de aproveitamento do palhiço da cana de açúcar para geração de energia
    4330 palavras | 18 páginas
  • Aplicação da gestão baseada em atividades à distribuição urbana de bebidas
    200971 palavras | 804 páginas
  • ADMINISTRACAO GERAL PARA CONCURSOS RODRIGO RENNO 2013
    147421 palavras | 590 páginas